- Identificação das potencialidades ambientais e as necessidades sócio-econômicas das comunidades de pescadores para delineamento de um programa de desenvolvimento sustentável da maricultura. - Formação de grupos de pesquisa e extensão em Aquicultura com características do tipo interdisciplinar, incluindo a participação de outros setores da Universidade. - Integração das comunidades costeiras aos projetos de desenvolvimento sustentável da maricultura. - Implantação de unidades de autogestão em comunidades de pescadores no litoral de Pernambuco. - Desenvolvimento de cultivos de moluscos, camarões e peixes marinhos. - Desenvolvimento de programas de melhoramento genético das principais espécies cultivadas.
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0304944182301124
Líder(es): Luis Otavio Brito da Silva., Silvio Ricardo Maurano Peixoto, Roberta Borda Soares
O principal foco de atuação do grupo é a pesquisa voltada para avaliar os diferentes aspectos dos componente bióticos e abióticos dos oceanos, suas interações e dinâmicas espaço-temporais em diferentes escalas, tendo como objetivo geral a geração de conhecimento voltado para a conservação e o manejo dos recursos pesqueiros marinhos. Dentre estes, ênfase é dada às diferentes espécies de atuns e afins, para os quais o grupo tem dedicado boa parte se suas atividades, realizando pesquisas que possam, de alguma forma, subsidiar a participação do Brasil na Comissão Internacional para a Conservação do Atum Atlântico (ICCAT), organização regional de ordenamento pesqueiro responsável pela conservação desse importante grupo de espécies e pelo manejo de sua exploração em níveis sustentáveis. A questão dos efeitos das mudanças climáticas sobre os oceanos e as espécies grandes migradoras, como os atuns e afins, tem recebido atenção especial do grupo ultimamente.
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3489514691556196
Líder(es): Paulo Eurico Pires Ferreira TravassosAo longo dos anos, o BIOIMPACT contribuiu para formação de mais de 50 alunos e vários projetos e parcerias nacionais e internacionais foram se juntando a nós. Com uma sede bem equipada, com 100 m2 e 24 integrantes, entre alunos dos diversos níveis: técnicos, pós-doutorandos e professores. Com a ajuda de vários colegas dos mais diversos temas, hoje nossa área de atuação compreende, além da pesca, manejo de recursos pesqueiros, estudos sobre poluição de várias fontes, biodiversidade do estuário ao mar profundo, e temas diversos da ecologia marinha.O laboratório participa de mais de 10 projetos com financiamento nacional e internacional e conta com parceria especial com o IRD (Institut de Recherche pour le développemnet) na França, onde vários alunos paralelamente desenvolvem seus estudos. Nossa missão principal é formar profissionais éticos que desenvolvam uma visão multidisciplinar capaz de contribuir para a defesa dos oceanos e da pesca sustentável.
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2655704610034483
Líder(es): Flávia Lucena Frédou, Thierry Frédou, Arnaud Pierre Alexis BertrandBiologia Reprodutiva
Biomonitoramento
ECOLOGIA COMPORTAMENTAL DE ELASMOBRÂNQUIOS
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9564003926300496
Líder(es): Paulo Guilherme Vasconcelos de OliveiraO Grupo vem desenvolvendo trabalhos relacionados à bioquímica de organismos aquáticos desde 1995, quando da chegada do então Mestrando Ranilson de Souza Bezerra, Engenheiro de Pesca ao Mestrado em Bioquímica. Ele convenceu o Prof. Luiz Bezerra de Carvalho Jr (Titular do Departamento de Bioquímica da UFPE), na época seu orientador, a dar inicio a uma linha de pesquisa sobre proteases de tilápia. Com o passar do tempo os trabalhos foram evoluindo, Ranilson ingressou no Doutorado em Ciências Biológicas da UFPE e começou a trabalhar com espécies nativas, no caso tambaqui. Após sua defesa de tese de Doutorado, no inicio do século 21, as pesquisas deram um salto qualitativo, principalmente, quando do seu ingresso no Departamnnto de Bioquímica, como Professor Adjunto. Nessa época, novos professores se incorporaram ao grupo e as linhas de pesquisas foram se diversificando além das proteases de peixe, como: carotenóides, quitosana, hidrolisado protéico, acetilcolinesterase, amilases e lipases.
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6631588340748951
Líder(es): Ranilson de Souza BezerraO grupo tem atuado na área de modelagem estatística na análise de recursos aquáticos. Seus trabalhos na avaliação de estoques pesqueiros já foram usados para a composição de políticas nacionais e internacionais de manejo de pescarias de importantes estoques de lagostas e atuns e afins. Trabalhos realizados na área de dinâmica populacionais de recursos animais e vegetais também foram de utilidade em políticas de conservação e exploração sustentável. O planejamento de programas de monitoramentos estatísticos pesqueiros e aquícolas de reconhecido sucesso são também parte do trabalho. Ultimamente temos atuado na linha de bioconomia com análises integradas das variáveis biológicas e populacionais, e econômicas. O processo de tomada de decisão para a solução de problemas aquícolas e pesqueiros também tem sido parte do trabalho, com repercussões em políticas públicas ou privadas.
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7465178721842741
Líder(es): Humber Agrelli de AndradeO grupo aborda diversos temas voltados às espécies mais importantes da aquicultura do Nordeste, bem como aquelas com potencial e, ainda, aquelas vulneráveis. A Genética foca tanto na aquicultura como na conservação de espécies vulneráveis marinhas e de águas continentais, abrangendo manipulação cromossômica (triploidia e ginogênese) e produção de neomachos, como a aquicultura de conservação voltada ao repovoamento. Já a Sanidade tem como foco principal o camarão cinza do Pacífico, amplamente cultivado no Nordeste, envolvendo projetos que vão desde a prospecção epidemiológica dos principais vírus e o uso de medidas profiláticas.
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7419556731060125
Líder(es): Maria Raquel Moura Coimbra, Suzianny Maria Bezerra Cabral da Silva.Produção, Isolamento e Purificação de bioativos com viés de aplicação na Biotecnologia industrial.
Nome da linha de pesquisa - Aplicações Biotecnológicas de Macromoléculas; Bioprospecção de bioativos isolados de plantas e microrganismos;
Biorremediação de efluentes industriais utilizando microrganismos; Estudo das propriedades fotoquímicas de fitoterápicos
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7795620611212557
Líder(es): Ranilson de Souza BezerraO grupo de maricultura sustentável tem como objetivo trabalhar em prol do desenvolvimento sustentável dos cultivos de moluscos, algas e camarões marinhos. Toda a base do conhecimento, assim como a prática da maricultura, serão avaliados mediante indicadores de sustentabilidade espacial, cultural, histórica e tecnológica. Os conceitos de novas formas de desenvolvimento estão vinculados as "boas práticas de manejo" e também ao "mecanismo de desenvolvimento limpo" que estão incorporados nas pesquisas. Estas irão repercutir os aspectos sociais, econômicos e ecológicos da sociedade, melhorando assim o IDH do Brasil em geral e do Nordeste em particular.
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2433728431770030
Líder(es): Alfredo Olivera Gálvez