Dentre as metas estabelecidas para o quadriênio, com o objetivo de aprimorar pesquisas e desenvolver novas tecnologias, foi incentivado o aumento do número de docentes com pós-doutoramento, principalmente por meio do Programa CAPES-PrInt e de agências de fomento, como o CNPq. Como resultado, o PPG-RPAq conta atualmente com nove docentes permanentes com pós-doutorado (Alfredo Olivera, Maria Raquel, Suzianny Cabral, Silvio Peixoto, Roberta Soares, Flávia Frédou, Thierry Frédou e Paulo Travassos) e um docente colaborador (Paulo Duarte). Entre as experiências destacadas, a professora Maria Raquel Moura Coimbra realizou seu pós-doutorado na Universidad de Santiago de Compostela – Campus de Lugo, Espanha, de janeiro a dezembro de 2022. O professor Paulo Eurico Pires Ferreira Travassos esteve na Université de Montpellier, França, entre novembro de 2021 e janeiro de 2022. Já os professores Roberta Borda Soares (setembro de 2019 a março de 2021) e Silvio Ricardo Maurano Peixoto (setembro de 2019 a março de 2021) realizaram seus estágios na Auburn University, Estados Unidos. Mais recentemente, a professora Suzianny Maria Bezerra Cabral da Silva realizou seu pós-doutorado na Università degli Studi di Firenze, Itália, no período de maio a outubro de 2024. Adicionalmente, a Profa. Flávia Frédou realizou um curso de aperfeiçoamento “Rhodes Academy of Oceans Law and Policy”, uma instituição internacional de renome que oferece um curso intensivo com duração de três semanas, realizado em Rodes, Grécia. Seu principal objetivo é promover um curso sobre a Convenção das Nações Unidas no Direito do Mar, servindo como um fórum educacional para a discussão dos princípios fundamentais do direito e das políticas oceânicas contemporâneas. traduzir ao inglês Além do fortalecimento da qualificação docente, o programa também ampliou a participação de discentes em doutorados sanduíche por meio do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES). A seguir, são apresentados os discentes participantes, juntamente com os países, instituições e períodos de realização do programa: KATIA CRISTINA APARECIDO JULIO GUAZZELLI GONZALEZ ANDREY PAULO CAVALCANTI SOARES MATHEUS LOURENÇO SOARES DA SILVA THAIZA MARIA REZENDE DA ROCHA BARRETO DEYVID WILLAME SILVA OLIVEIRA GESSICA CAVALCANTI PEREIRA MOTA ELIZABETH PEREIRA DOS SANTOS LAENNE BARBARA SILVA DE MORAES RENATA DA SILVA FARIAS VIVIAN GRAZIELA OLIVEIRA CARNEIRO Discentes 1 França Discentes 2 França Discente 3 USA Discente 4 Canadá Discente 5 Canadá Discente 6 – Itália Discente 7 - Espanha Discente 8- Itália Discente 9- Espanha Discente 10 – Estados Unidos Discente 11 – Estados Unidos Discentes 1 UNIVERSIDADE DE MONTPELLIER Discentes 2 UNIVERSIDADE DE MONTPELLIER Discente 3 NOAA Discente 4 - UNIVERSITY OF VICTORIA- BRITISH COLUMBIA Discente 5 - UNIVERSITY OF VICTORIA- BRITISH COLUMBIA Discente 6 - UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI FIRENZE Discente 7 - UNIVERSIDAD DE ALMERÍA Discente 8 - UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI FIRENZE Discente 9- UNIVERSIDAD DE ALMERÍA Discente 10 – AUBURN UNIVERSITY Discente 11- UNIVERSITY OF WASHINGTON Discente 1 01/12/2021 a 31/05/2023 Discente 2 09/2020-08/2021 Discente 3 09/2024 – 10/2024 Discente 4 - 01/2024 a 06/2024 Discente 5 - 01/2024 a 06/2024 Discente 6 - 01/02/2024 a 31/07/2024 Discente 7 - 01/03/2024 a 31/08/2024 Discente 8 – 01/09/2021 a 28/02/2025 Discente 9- 01/01/2023 a 30/06/2023 Discente 10 - 01/12/2021 a 31/05/2022 Discente 11 – 01/03/2021 a 31/08/2021 Os Programas de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) realizados com as instituições mencionadas foram fundamentais para proporcionar uma formação acadêmica mais robusta e diversificada aos discentes do PPG-RPAq. Essas instituições oferecem infraestrutura de excelência e avançadas condições de pesquisa, permitindo o desenvolvimento de teses de alto nível em diversas áreas do conhecimento. Além do impacto direto na formação dos estudantes, a experiência internacional também contribuiu significativamente para o fortalecimento da produção científica do programa. O aumento da participação dos discentes em publicações de alto impacto, aliado à melhoria da qualidade das publicações de egressos e discentes, resultou em um crescimento expressivo da produção científica no quadriênio 2021-2024, superando os indicadores observados no período 2016-2020. Esse avanço reflete não apenas a consolidação do programa no cenário nacional e internacional, mas também a efetividade das estratégias implementadas para a internacionalização e qualificação da pesquisa desenvolvida no PPG-RPAq. É importante destacar as cooperações internacionais do PPG-RPAq com instituições de excelência nas áreas de pesca e aquicultura, que têm fortalecido o intercâmbio acadêmico e ampliado a inserção internacional do programa. Entre as parcerias estabelecidas, destacam-se instituições como a Universidade de Almeria (Espanha), Universidade de Florença (Itália), Universidade de Udine (Itália), Centro de Investigações Biológicas del Noroeste (México), Universiti Malaysia Sabah (Malásia), Universidad Agrária La Molina (Peru), Universidade Técnica de Agricultura (Cabo Verde), Universidade de Bologna (Itália), Universidade de Buenos Aires (Argentina), Universidade de Montpellier (França), NOAA (Estados Unidos), University of Victoria - British Columbia (Canadá), Auburn University (Estados Unidos), University of Washington (Estados Unidos) e Institut de Recherche pour le Développement (IRD, França). Essas cooperações oferecem amplas oportunidades de intercâmbio para docentes e discentes, promovendo a troca de conhecimentos, experiências e tecnologias. Além disso, o fortalecimento dessas parcerias potencializa o desenvolvimento de projetos conjuntos, a realização de pesquisas colaborativas e a participação em redes internacionais, contribuindo diretamente para a qualificação do programa e para a formação de pesquisadores altamente capacitados no cenário global. Ainda no âmbito das políticas e ações de planejamento voltadas à internacionalização, o PPG-RPAq priorizou o fortalecimento de novas parcerias institucionais, promovendo a participação de docentes e discentes no Programa CAPES-PrInt, por meio de iniciativas como o PVE (Professor Visitante do Exterior), MTE (Missões de Trabalho no Exterior) e PDSE (Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior). Através do programa PVE, o programa recebeu os professores (as): Dra. Giuliana Parisi da Università degli Studi di Firenze – Itália, Dr. Jason Cope do NOAA Fisheries – Estados Unidos, Dra. Francesca Tulli da Università Degli Studi Di Udine – Itália, Dr Bastien Mérigot da Université de Montpellier – França; Dr. Lorenzo Lopez Rosales da Universidade de Almería - Espanha; Dr. Vincent Vantrepotte da Université Lille Nord - França. Dr. Eduardo Quiroz Guzmán do Centro de Investigações Biológicas del Noroeste – México; e Dr. Juan José Gallardo Rodríguez da Universidade de Almería - Espanha Estas interações proporcionaram um avanço importante no desenvolvimento de pesquisas e inovações no PPG-RPAq. Destaca-se, por exemplo, atividades como o evento Brasil – Itália, que proporcionou encontro com estudantes e pesquisadores, reuniões com representantes de outras universidades e da Associação Brasileira de Carcinicultura Marinha, palestra sobre a cooperação Brasil – Itália na UFRPE e sobre “Aquicultura e pesca na UE e na Itália: situação, problemas e perspectivas” no Simpósio de Tecnologia de Pescados, Natal/RN e Curso sobre “Técnicas tradicionais e inovadoras de processamento de alimentos de pescado”. O programa PVE, realizado com os professores de todas estas instituições, proporcionou um contato direto com os alunos de mestrado e doutorado do programa, reuniões com os pesquisadores da UFRPE e de outras instituições do Nordeste para projetos em colaboração. Estas ações também fortaleceram o ensino na nossa pós-graduação, com a participação destes pesquisadores estrangeiros ministrando aulas em outros idiomas (Inglês) no programa. Essas disciplinas ministradas pelos professores através do PVE pelo componente curricular “Tópicos Especiais”, muito contribuíram para formação e ampliação dos conhecimentos dos nossos discentes: 1/2024 - Bacteriophage therapy in aquaculture: current status and future challenges Dr. Eduardo Quiroz Guzmán - Centro de Investigações Biológicas del Noroeste – México 1/2-204 -Bioprocess sustainability - Dr. Juan José Gallardo Rodríguez - Universidad de Almería – Espanha. 2/2023 - Microalgae biotechnology - Lorenzo Lopez Rosales - Universidade de Almeria - Espanha; 2/2023 - Community diversity and ecological functioning - Bastien Mérigot - Universidade de Montpellier - França; 2/2022 - Elements of fish nutrition - Francesca Tulli - Universidade de Udine - Itália; 2/2022 - Techniques traditional and innovative processing and quality assessment of fish - Giuliana Parisi - Universidade de Firenze - Itália; 2/2022 - Applied data-limited stock assessment - Jason M Cope - Northwest Fisheries Science Center (NWFSC); e 2/2022 - Remote sensing optical properties of water and radiometry of color of the oceans -Vincent Vantrepotte - Université Lille Nord - França. O Programa MTE (Missões de Trabalho no Exterior) possibilitou a realização de visitas estratégicas de docentes do PPG-RPAq a instituições internacionais de excelência, promovendo a colaboração científica, o fortalecimento de parcerias acadêmicas e a ampliação da visibilidade do programa. No âmbito desse programa, os professores (as) Alfredo Olivera Galvez, Maria Raquel Moura Coimbra, Suzianny Maria Bezerra Cabral da Silva e Luis Otavio Brito da Silva e flávia Frédou participaram de intercâmbios acadêmicos em renomadas instituições como, respectivamente, o Centro de Investigaciones Biológicas Del Noroeste-México, a Auburn University-Estados Unidos, a Università di Bologna-Itália e a Universidade de Buenos Aires-Argentina e a Universidade de Montpellier e Universidade de Toulouse. Durante essas missões, foram realizadas palestras sobre o Programa de Pós-Graduação em Recursos Pesqueiros e Aquicultura e as linhas de pesquisa desenvolvidas, visitas aos laboratórios, instalações de pesquisa e ensino, reuniões com os pesquisadores-chefes e membros de suas equipes em cada departamento, com contato de professores de outras instituições possibilitando novas oportunidades de parcerias científicas, projetos conjuntos e intercâmbios acadêmicos para docentes e discentes do programa. Os programas PVE, MTE e PDSE ampliaram significativamente as ações de cooperação entre as instituições internacionais, onde os professores e estudantes do nosso programa puderam realizar ações para fortalecimento do curso, possibilidades de novas interações institucionais e, acima de tudo, proporcionar uma maior bagagem científica principalmente para os discentes envolvidos. Estas interações proporcionaram o aumento de publicações em parceria com pesquisadores estrangeiros, aumento de discente em co-tutela, ampliação do número de professores com pós-doutorado e discentes com doutorado sanduíche. No que se refere à internacionalização com parcerias já fundamentadas, destacamos a manutenção e ampliação do convênio internacional de cooperação para formação de doutores com a Universidad Nacional Agraria La Molina, a colaboração entre equipes de pesquisa francesa e brasileira IRD – UFRPE – UFPE através do LMI Tapioca - Tropical Atlantic Interdisciplinary laboratory on physical, biogeochemical, ecological and human dynamics e o CAPES-COFECUB 2019 – 2022, através do Intercâmbio de estudantes e pesquisadores entre Brasil (UFRPE/UFPE) e França (Univ. Montpellier/Brest/Marselha). Destacamos, também, como um ponto importante de internacionalização, a participação dos nossos docentes em Comitês científicos internacionais, como o ICCAT - International commission for the conservation of Atlantic tunas e WECAFC - Western Central Atlantic Fishery Commission. As iniciativas de cooperação internacional do PPG-RPAq, incluindo a dupla titulação (co-tutela), trouxeram inovações significativas tanto para a orientação acadêmica quanto para a estrutura curricular das instituições parceiras. Essas colaborações foram estabelecidas com universidades de referência, como a University of Montpellier (França), Université de Bretagne Occidentale (França) e Université de Toulon (França). Como resultado, foram formados comitês multidisciplinares de tese e ampliadas as oportunidades acadêmicas dos discentes. Entre 2021 e 2024, dez doutorados-sanduíche foram realizados em universidades da França, Itália, Espanha, Estados Unidos e Canadá, fortalecendo ainda mais a internacionalização do programa. Discentes com Dupla Titulação (Co-Tutela): França: Julio Guazzelli Gonzalez - Université de Montpellier; Alex Souza Lira - Université de Bretagne Occidentale ; Leandro Nolé Eduardo - Université de Montpellier ; Julie Salvetat - Université de Toulon; Anne Justino - Université de Bretagne Occidentale; Katia Cristina Aparecido - Université de Montpellier Discentes com Doutorado-Sanduíche: França: Latifa Pelage - Institut de Recherche pour le Développement (IRD); Estados Unidos: Andrey Paulo Cavalcanti Soares - NOAA; Vivian Graziela Oliveira Carneiro - University of Washington; Renata da Silva Farias - Auburn University; Canadá: Matheus Lourenço Soares da Silva - University of Victoria, British Columbia; Thaiza Maria Rezende da Rocha Barreto - University of Victoria, British Columbia; Itália: Deyvid Willame Silva Oliveira - Università Degli Studi di Firenze; Elizabeth Pereira dos Santos - Università Degli Studi di Firenze ; Espanha: Gessica Cavalcanti Pereira Mota - Universidad de Almería; Laenne Barbara Silva de Moraes - Universidad de Almería. Essas parcerias internacionais foram fundamentais para a ampliação da formação dos discentes, proporcionando acesso a novas metodologias de pesquisa e fortalecendo as colaborações acadêmicas entre instituições de ensino e pesquisa de diferentes países.