Plano de Gestão da Pró-Reitoria de Pós-Graduação tem como meta, valorizar e dar visibilidade às ações de impacto sociais realizadas no âmbito dos Programas por meio da inserção social desenvolvida nos projetos de extensão universitária nas diferentes áreas do conhecimento. Nesse sentido, a integração das atividades de extensão na pós-graduação é responsável por promover a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão, conectando a produção de conhecimento com as demandas e desafios da sociedade, por meio da Pesquisa Aplicada e Projetos de Intervenção, Parcerias com Comunidades e Setores Produtivos, Formação de Profissionais Comprometidos com a Realidade Social, Transferência de Tecnologia e Conhecimento, Produção de Conhecimento Crítico e Inclusivo, Desenvolvimento de Políticas Públicas e Ações Estratégicas e, por fim, Publicação e Disseminação de Resultados de Impacto Social. Ressaltamos que os projetos de extensão da UFRPE estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. A proposta de extensão da UFRPE aprovada no âmbito do PROEXT-PG envolveu 28 Programas de diferentes áreas do conhecimento, onde a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade estão presentes de forma marcante, ampliando a oportunidade de impactar positivamente as comunidades que receberão as ações transformadoras deste projeto. O Programa de Apoio à Consolidação da Extensão Universitária dos Programas de Pós-Graduação da UFRPE (PROEXT-PG/UFRPE) é uma proposta multidisciplinar que envolve 28 PPG em diferentes áreas do conhecimento e tem como objetivo consolidar as atividades interdisciplinares e institucionais da pesquisa vinculada à extensão. O projeto foi organizado em seis eixos temáticos, abrangendo diferentes áreas do conhecimento onde são realizadas ações importantes e transformadoras nas áreas social, ambiental, econômica e cultural, em nível local e regional. O projeto iniciou em 2024 e nesse ano realizou-se a I Oficina de Extensão aplicada à Pós-Graduação da UFRPE, onde os Programas envolvidos foram agrupados de acordo com os objetivos do projeto e foram discutidas e definidas as ações conjuntas desenvolvidas nas comunidades partícipes. Os objetivos aprovados no projeto Institucional foram organizados nos seguintes eixos temáticos: Meio Ambiente; Produção Animal; Educação e Ciências; Tecnologia da Informação; Cultura e Políticas Públicas; Educação Alimentar e Saúde. 

O Plano de Ação do Programa de Apoio à Consolidação da Extensão Universitária dos Programas envolve 28 dos 42 Programas de Pós-Graduação da UFRPE, com representação de quase todas as grandes áreas do conhecimento. A proposta é realizada integrando as atividades dos(as) bolsistas aos(às) docentes e discentes de Programas de Pós-Graduação, incluindo Programas das duas Unidades Acadêmicas, situadas nos municípios do Cabo de Santo Agostinho e Serra Talhada, no Estado de Pernambuco. As ações de extensão do PROEXT-PG/UFRPE tem como foco principal o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, educação, saúde e tecnologia, com a participação de docentes e discentes da Pós-graduação e Graduação em diversos territórios do Estado de Pernambuco. As ações impactam positivamente na qualidade de vida da sociedade civil, por meio de atividades de extensão realizadas na área das ciências agrárias, educação, saúde e tecnologia e na redução de assimetrias sociais destacadas no Sistema Nacional de Pós-Graduação. 

O programa de pós-graduação na sua busca pela consolidação através da promoção de impactos sociais, econômicos, ambientais, culturais e tecnológicos, participou de um diálogo com diversos setores da sociedade com o intuito de promover a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Nesse contexto, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), por meio do Programa Institucional de apoio à inserção da Extensão Universitária nos PPG da UFRPE, está desenvolvendo um projeto conjunto com diferentes programas de pós graduação, através de atividade interdisciplinares e institucionais da pesquisa vinculada à extensão, contribuindo para a formação extensionista dos discentes da Pós-graduação e para melhoria da qualidade de vida da população. Para tanto, percebe-se que a formação de pesquisadores extensionistas e a articulação da pós-graduação com discentes de graduação pode auxiliar na resolução de demandas dos diversos setores da sociedade civil através da integração das diversas áreas do conhecimento, além do estreitamento de parcerias com órgãos públicos, privados e do terceiro setor que podem proporcionar o acesso às comunidades e territórios onde se deseja desenvolver o projeto institucional. As ações de extensão desenvolvidas pelo “Programa de apoio à consolidação da extensão universitária dos PPG da UFRPE” estão atuando no desenvolvimento da agricultura, educação, saúde e tecnologia, com o envolvimento direto de alunos da graduação e de pós-graduação em diversos territórios do Estado de Pernambuco. Espera-se, assim, um efetivo trabalho junto à sociedade civil, por meio de ações distintas de extensão na área das ciências agrárias, educação, saúde e tecnologia, através da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania, que irão auxiliar na qualidade de vida da sociedade bem com na redução de assimetrias indicadas no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Esse projeto foi aprovado no edital PROEXT-PG.

Os professores do curso não atuam apenas de forma teórica dentro das suas linhas de pesquisas, já que também são extremamente atuantes através das várias atividades de assessoria técnica para produtores pescadores e aquicultores. A qualificação de mão de obra para os setores de pesca e aquicultura, o apoio a produtores proporcionado pelas instalações do departamento resulta em aumento da eficiência no setor, no fomento de atividades empreendedoras, em aumento de renda e emprego nos empreendimentos já estabelecidos, na oferta de alternativa de renda para parte da população desempregada, em segurança alimentar, e em inserção social.

Dentro dessas atividades podemos citar os vários cursos de formação de produtores e técnicos em aquicultura e projetos de extensão:

a)         Desenvolvimento da ostreicultura em Itapissuma, PE. – Projeto Estadual para demostrar o potencial do cultivo de molusco, como estratégia de incremento de renda aos Pescadores artesanais do Litoral Norte de Pernambuco

b)         Sardinha é manjuba e manjuba é o que? Um problema de identidade. – Projeto Estadual para conscientização do potencial pesqueiros de uma das espécies com grande consumo na região litoral do Estado de Pernambuco.

c)         A Educação Ambiental, como ferramenta de conscientização acerca da problemática dos ataques de tubarão. – Projeto Estadual de conscientização dos Cidadãos do litoral Pernambucano sobre os ataques de tubarões.

d)        Desenvolvimento com a comunidade pesqueira artesanal de dispositivos de redução da fauna acompanhante na pesca de arrasto de camarão. Projeto FAO “Sustainable Management of Bycatch in Latin America and Caribbean Trawl Fisheries (REBYC-II LAC)” – Projeto Internacional com ampla atuação na amrica Latina e Caribe com foco nos Pescadores artesanais.

e) Como atividade de extensão junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco - CBMPE, palestrando em cursos de formação de novos oficiais e integrantes da corporação sobre a problemática de incidentes com tubarões no estado. Além disso, foi consolidada parceria em atividades de projetos de pesquisa destinados ao entendimento das interações negativas entre homem e tubarão – Projeto de atuação junto aos militares do Corpo de Bombeiro do Estado de Pernambuco

f) Manejo de Berçário de Camarões Simplificados nos Estados do CE, PB e SE (EMBRABA/SEBRAE/UFRPE) – Projeto com atuação no Nordeste do Brasil com público alvo os produtores de camarão do Nordeste do Brasil.

 

Todos esses projetos visam incrementar a produtividade do setor de recursos pesqueiros e aquicultura, como o objetivo de transformar o conhecimento cientifico em ferramenta de desenvolvimento social e econômico, além da contribuição ambiental.

 

Desta forma o PPG-RPAq desempenha um importante papel regional, nacional e internacional no processo de formação e qualificação de profissionais destinados a atuar direta ou indiretamente nos setores da pesca e da aquicultura. As estruturas de ensino e pesquisa, juntamente com sua localização geográfica (Pernambuco é um estado central no Nordeste), como parte de uma IFES inserida em um grande centro urbano (Recife e região metropolitana), tem atraído estudantes não apenas da região Nordeste, mas também das outras regiões do país. Assim, o PPG-RPAq tem se consolidado cada vez mais como um polo de pós-graduação no País na sua área de conhecimento, contribuindo na formação de recursos humanos capazes de atender à demanda de especialistas necessários ao desenvolvimento sustentável da pesca e aquicultura.

 

PROGRAMA DE EXTENSÃO / PROEX UFRPE

Título: Desenvolvimento da Malacocultura no Litoral Norte de Pernambuco

Objetivo Geral: Desenvolver a atividade da malacocultura nos municípios de Itapissuma e Igarassu, litoral norte de Pernambuco, contribuindo para crescimento das comunidades pesqueiras locais através dos princípios oriundos dos cultivos de moluscos, da microbiologia e da governança.

 

Objetivos específicos

a) Acompanhamento dos cultivos de ostras

b) Monitoramento bacteriológico do ambiente e cultivo e dos mariscos cultivadas.

c) Implementar uma unidade de autogestão das comunidades através da capacitação dos produtores e práticas de governança.

 

PROJETO 01: Fortalecimento da sustentabilidade em comunidades pesqueiras através do desenvolvimento do cultivo de ostras

 

PROJETO 02: Maricultura sustentável com qualidade higiênico-sanitária, na conservação de sistemas naturais e na integração de práticas locais

 

PROJETO 03: Governança participativa para um futuro sustentável: construindo um caminho para o fortalecimento das práticas locais de malacocultura

 

 

PROGRAMA DE EXTENSÃO / Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA)

 

Título: Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP): Avaliação e Perspectivas

 

Objetivo Geral:

Fortalecer o desenvolvimento das comunidades que vivem da pesca artesanal, através da capacitação de agentes multiplicadores no âmbito da gestão pesqueira e obtenção de diagnósticos e recomendações para aprimorar e simplificar o acesso ao Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP).

 

Específicos:

  • Analisar dados para elaboração de diagnóstico da força-tarefa;
  • Identificar desafios e as recomendações para aprimoramento do sistema de registro;
  • Capacitar alunos e professores do curso de Engenharia de Pesca da UFRPE no âmbito da gestão pesqueira, focada no registo de pescadoras e pescadores profissionais.
  • Realizar visita técnica para acompanhar a atividade da pesca artesanal no estado de Pernambuco;
  • Contribuir com o fortalecimento das comunidades pesqueiras, facilitando o acesso às políticas públicas, através da formação de multiplicadores capacitados em temas relacionados ao Registro Geral da Atividade Pesqueira.
  • Estabelecer parcerias para ações futuras em continuidade às intervenções ao aprimoramento da governança local;
  • Dinamizar a relação Universidade-Estado-Comunidade por meio da participação da equipe em força-tarefa.

 

PROJETO EXTENSÃO TECNOLÓGICA / FACEPE

 

Título: FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: INOVANDO A OSTREICULTURA EM ITAPISSUMA – PE, BRASIL

 

Objetivo geral: Contribuir com o desenvolvimento tecnológico e sustentável da ostreicultura no município de Itapissuma, litoral norte de Pernambuco.

 

Objetivos específicos:

 

Realizar curso de capacitação junto à comunidade pesqueira local sobre técnicas adequadas para o cultivo de ostras;

Promover ações educativas para o desenvolvimento sustentável de ostreicultura na região para sensibilizar os pescadores sobre a importância da conservação dos manguezais e dos estuários;

Fabricar tijolos ecológicos utilizando conchas de ostras em sua composição.

 

 

PROGRAMA CATALISA /MCT

 

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 004/SEBRAE-PE/2023 – PROGRAMA CATALISA ICT JUNIOR R, E BOLSAS DE ESTÍMULO À INOVAÇÃO (BEI).

 

Título: Microalgas como aditivo para elaboração de bebida funcional inovadora

 

PROGRAMA DE INOVAÇÃO / FACEPE

 

Edital FACEPE № 04/2023 Pernambucanas Inovadoras 2023

 

Título: APROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS DA MARISCAGEM PARA PRODUÇÃO DE TIJOLOS ECOLÓGICOS: UMA APLICAÇÃO VISANDO A GOVERNANÇA E ECONOMIA CIRCULAR EM IGARASSU-PE

 

 

Além de pesquisa que contribuem para criação de políticas públicas e regulamentação do setor de captura de Atuns e Afins:

  1. Collective volume of scientific papers - international commission for the conservation of atlantic tunas;
  2. Application of the dlmtool kit for small tunas: A case study; Exploration of length-based and catch-based data limited assessments for small tunas;
  3. Estimations of standardized catch rates of swordfish (Xiphias gladius) caught by brazilian fleet as calculated using fixed and random effects;
  4. Analysis of length data for small tuna; Estimations of standardized catch rates of swordfish (Xiphias gladius) caught by brazilian fleet as calculated using fixed and random effects.

 

Entre as atividades desenvolvidas no PPG-RPAq destacam-se as iniciativas voltadas para a colaboração com outros Programas de pós-graduação no país, com os quais nosso corpo docente tem participado ativamente da orientação e co-orientação de dissertações e teses. Alguns docentes do PPG-RPAq (Alfredo Olivera Gálvez – Engenharia Ambiental UFRPE, Flávia Lucena Frédou- Biodiversidade/UFRPE, Sílvio Ricardo Mauro Peixoto – Ciência animal Tropical, Rosangela Lessa - Biologia Animal/UFPE e Recursos aquáticos e Pesca/UEMA e Ranilson Bezerra – Bioquímica e Fisiologia-UFPE) atuando ativamente em outros PPG. Além disso, os docentes do programa têm participados como membros de bancas examinadoras de outros programas de pós graduação.

Nesse quadriênio consolidou-se o doutorado no âmbito da colaboração Brasil – Peru com a Universidad Nacional Agraria La Molina (UNALM-Peru), onde os professores do PPG desenvolvem suas atividades didáticas e de pesquisa juntos com os discentes (Beatriz Elena Angeles Escobar; Carla Patricia Aguilar Samanamud;  Erich Enrique Diaz Acuña; Jessie Marina Vargas Cardenas; Maria Cristina Miglio Toledo). Esses profissionais atuam com docentes (UNALM) e pesquisadores (IMARPE) em instituições Peruanas, agora com a titulação desses profissionais espera-se um maior intercâmbio na elaboração propostas junto ao Programa Nacional de inovação e Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura do Governo Peruano, contribuindo para formação de novos discentes e cooperação internacional entre instituições. Além disso, os professores do programa têm iniciado as cooperações em projetos científicos e de desenvolvimento com discente deste programa. Esse intercâmbio entre instituições possibilita que docentes e discentes de ambos os programas possam desenvolver pesquisas e publicações em parcerias.

O PPG-RPAq tem buscado cada vez mais uma interação com a educação básica a partir de atividades do Programa de Educação Tutorial (PET) da Engenharia de Pesca, recebendo alunos de escolas da rede pública e privada do estado de Pernambuco, promovendo palestras sobre temas diversos vinculados ao meio-ambiente, pesca e aquicultura, contribuindo significativamente na divulgação do curso de graduação em Engenharia de Pesca. Há ainda o trabalho socioambiental referente aos ataques de tubarões nas parias de Recife em escolas da rede pública e privada do estado e o projeto Aquicultura vai à escola que visa divulgar a aquicultura em escolas da rede pública do Estado de Pernambuco. http://www.ufrpe.br/br/content/projeto-de-extens%C3%A3o-aquicultura-vai-%C3%A0-escola-recebe-estudantes-do-ensino-m%C3%A9dio.

Somando-se a essas iniciativas, alguns docentes participam de comissões avaliadoras de trabalhos em feiras de ciências promovidas por escolas públicas e privadas localizadas na região metropolitana do recife.

O

O projeto TAPIOCA, lançado em 2018, coordenado pela UFRPE (Profa. Flávia Frédou, docente do curso), a UFPE e o Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD), em colaboração com mais de dez outras universidades federais, principalmente do  Norte e Nordeste do Brasil, criaram o Laboratório Misto Internacional "Tropical Atlantic Interdisciplinary Laboratory on Physical, Biogeochemical, Ecological, and Human Dynamics" (IJL TAPIOCA; https://tapioca.ird.fr/), tem um forte componente de extensão, envolvendo alunos e professores. Foram realizadas, desde 2018, dezenas de ações, alcançando mais de 10.000 pessoas por meio de cafés científicos, eventos escolares, programas de rádio, jogos educativos, mutirões de limpeza de praias e ações culturais, em parcerias com ONGs, associações, instituições públicas e universidades. Vídeos e conteúdos são amplamente divulgados nas redes sociais. Destaque e ações com discentes do curso (a) https://tapioca.ird.fr/dois-meses-de-colaboracao-lmi-tapioca-fortalece-parceria-com-pescadores-artesanais-de-pernambuco/ (Redação, Cristiano Lopes/Edição, Latifa Pelage & Karla Albuquerque (b) Latifa Pelage, Anne Justino & Cristiano Lopes. Pollution and Lack of Equipment Threaten Artisanal Fishers in the Metropolitan Region of Recife. Portal Caranguejo Antenado, 2024. Available at: https://caranguejoantenado.org.br/poluicao-e-falta-de-equipamentos-ameacam-pescadores-artesanais-na-regiao-metropolitana-do-recife/

 

Livros

Título: BIOLOGIA E PESCA DO BEIJUPIRÁ- ISBN: 9786557540466.2021

Título: FISH BYCATCH CAUGHT BY SHRIMP FISHERIES IN WESTERN TROPICAL ATLANTIC- ISBN:9786599378805-2021

Título: INTRODUÇÃO À OCEANOGRAFIA PESQUEIRA- ISBN:9786599537202

Título: MAMÃE E O PEQUENO CARANGUEJO HUMANO- ISBN: 9786586466140-2021

Título: PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SENSORIAMENTO REMOTO E SUAS APLICAÇÕES NA OCEANOGRAFIA E NA PESCA ISBN: 9786599537219-2021

Título: GOVERNANÇA LOCAL E PESCA ARTESANAL: O CASO DO MUNICÍPIO DE TAMANDARÉ – PE - ISBN: 9786557370131-2022

Título: MANEJO DE COMPOSTOS NITROGENADOS NA CARCINICULTURA. ISBN: 9786589957027- 2022.

Título: PET ENGENHARIA DE PESCA DA UAST/UFRPE 8 ANOS E MEIO DE HISTÓRIA - ISBN: 9786586547559-2022

Título: O PAJEÚ E SUAS RIQUEZAS- ISBN: 9786585711708-2002

 

Capítulos de livros

título da obra: ciências do mar: dos oceanos do mundo ao nordeste do brasil - atividade pesqueira artesanal no nordeste do brasil- isbn:9786599537202 -2021

título da obra: ecologia e dinâmica reprodutiva dos condrictes, ferramentas para a conservação- isbn: 9788409367931-2021

 

Titulo da Obra:PAN Tubarões: Primeiro Ciclo do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Tubarões e Raias Marinhos Ameaçados de Extinção- O conhecimento sobre as populações de elasmobrânquios marinhos ameaçados de extinção no Brasil- ISBN: 9786556930640-2023

 

título da obra: ecologia e dinâmica reprodutiva dos condrictes, ferramentas para a conservação- investigando berçários de elasmobrânquios en um hotspot de conservação global para melhoramento do manejo- isbn:9786589065425

 

título da obra: aquicultura do beijupirá (rachycentron canadum) no Brasil- variabilidade genética em pisciculturas do beijupirá no brasil- isbn: 9786557540466-2021

 

título da obra: o pajeú e suas riquezas - a natureza tudo dá - isbn:9786585711708-2023

 

título da obra: pan tubarões: primeiro ciclo do plano de ação nacional para a conservação dos tubarões e raias marinhos ameaçados de extinção - aperfeiçoamento do processo de gestão pesqueira e do marco legal para minimizar os impactos sobre os elasmobrânquios marinhos ameaçados de extinção: histórico e desafio - isbn: 9786556930640 - 2023

 

título da obra: marine spatial planning in the tropical atlantic diversity and trends of marine ecosystems in the tropical atlantic - isbn: 9782709929974-2023

 

título da obra: engenharia de pesca: o avanço da ciência no brasil- incorporação de aditivos na ração de camarões pelo método de repeletização: avaliação dos parâmetros físicos e bromatológicos- isbn: 978-65-5360-319-6-2023

 

Título da obra - ECOLOGIA TRÓFICA E CONTAMINAÇÃO POR MICROPLÁSTICO EM ATHERINELLA BRASILIENSIS (QUOY e GAIMARD, 1825) EM ÁREAS DE MANGUEZAL DO NORDESTE BRASILEIRO. Pesquisas em Meio Ambiente e Impactos Ambientais. 1ed.: Wissen Editora, 2024, v. , p. 60-81. ISBN 978-65-85923-19-4 | DOI:http://www.doi.org/10.52832/wed.104

 

Textos em jornais de notícias/revistas

Alfredo Oliveira

Estratégias Para o Controle dos Compostos Nitrogenados em Berçários de Penaeus vannamei Com Água de Baixa Salinidade. Revista da ABCC, Natal, p. 34 - 37, 01 nov. 2023.

Aquicultura multitrófica integrada no berçário intensivo de camarões marinhos. Revista de ABCC, Natal, p. 41 - 43, 01 maio 2023.

Avaliação do desempenho zootécnico de pós-larvas de camarão marinho Litopenaeus vannamei suplementadas com a adição da pulga d'água Daphnia magna na dieta. Revista de ABCC, Natal, p. 52 - 54, 01 maio 2023.

Análise de isótopos estáveis: uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento da aquicultura. Revista da ABCC, Brasil, p. 79, 01 nov. 2022.

Efeito do ajuste na relação Ca:Mg:K da água oligohalina sobre o cultivo de Litopenaeus vannamei em berçários com sistema simbiótico. Revista da ABCC - Associação de Criadores de Camarão, p. 29 - 32, 01 nov. 2021.

Utilização da fertilização simbiótica nos berçários de camarões marinhos. Revista da ABCC - Asociação de Criadores de Camarão, Rio Grande do Norte - Brasil, p. 31 - 34, 01 jul. 2021.

Dureza da água na carcinicultura: o que precisamos saber ?. Revista da ABCC - Asociação de Criadores de Camarão, Rio Grande do Norte - Brasil, p. 44 - 46, 04 jan. 2021.

 

Flávia Lucena Frédou

Secretária Nacional de Registro, Monitoramento e Pesquisa, do Ministério da Pesca e Aquicultura, Flavia Lucena Frédou, participa do programa A Voz do Brasil. Foto Valter Campanato/ Agência Brasi - https://agenciabrasil.ebc.com.br/foto/2023-08/secretaria-nacional-de-registro-flavia-lucena-fredou-na-voz-1693523213

 

Brasil defende o direito de pescar 6 mil toneladas de peixe - https://www.canalrural.com.br/pecuaria/brasil-defende-o-direito-de-pescar-6-mil-toneladas-de-peixe/

 

ENTREVISTA: SECRETÁRIA FALA SOBRE NOVO SISTEMA DE REGISTRO PARA A PESCA - https://www.youtube.com/watch?v=ucm6MO4kgZo

 

Luis Otavio

Considerações e preocupações da academia com os riscos associados às importações do camarão pelo brasil. Feed & Food, p. 72 - 73, 01 jul. 2024.

Calidad del suelo para el cultivo de camarón - La importancia del suelo. El Acuicultor, Venezuela, p. 10 - 16, 01 jul. 2023.

Produção de juvenis de Macrobrachium rosenbergii em sistema simbiótico. Revista da ABCC, Natal - RN, p. 76 - 77, 14 nov. 2022.

Influencia del biomineral Lithothamnium, bicarbonato de sodio e hidróxido de calcio y magnesio sobre la dureza total, alcalinidad y pH en agua oligohalina. El Acuicultor, Venezuela, v. 2, p. 64 - 71.

Uso de fertilización simbiótica en precriaderos de camarones marinos. El Acuicultor, Venezuela, , v. 2, p. 49 - 57.

Qualidade do Solo para Carcinicultura ? A Importância do Solo. REVISTA DA ABCC, NATAL-RN, , v. 14, p. 40 - 43.

Dureza da água na carcinicultura: o que precisamos saber?. Revista da ABCC, Natal.

Efeito do ajuste na relação Ca:Mg:K da água oligohalina sobre o cultivo de Litopenaeus vannamei em berçários com sistema simbiótico. Revista da ABCC, Natal, , v. 13, p. 29 - 32.

Utilização da Fertilização Simbiótica nos Berçários de Camarões Marinhos. Revista da ABCC, Natal, p. 31 - 34.

 

Ranilson Bezerra

Tecnologia inédita desenvolvida no Brasil ajuda a recuperar corais ameaçados de extinção -2021, https://noticias.ambientalmercantil.com/2021/01/tecnologia-inedita-desenvolvida-no-brasil-ajuda-a-recuperar-corais-ameacados-de-extincao/#google_vignette

Camarão Marinho: Alimento Funcional de Ótima Qualidade e Excepcional Fonte de Produtos Biotecnológicos e Biomédicos. Desafios para a carcinicultura brasileira voltada a ser competitiva/ABCC, Revista ABCC, p. 27 - 29, 03 jun. 2021.

Berçário de corais. Cultivo móvel de fragmentos danificados de corais em berços pré-moldados é uma tecnologia promissora para restauração de recifes ameaçados, https://www.bioicos.org.br/rev, p. 72 - 75, 13 abr. 2021.

 

Entrevistas, programas e atividade on line (palestras, cursos) e etc

Flávia Lucena Fredou

NOVO SISTEMA DE REGISTRO PARA A PESCA- https://www.youtube.com/watch?v=ucm6MO4kgZo- (Programa de rádio ou TV/Outra)- 482 visualizações.

 

Luis Otavio Brito da Silva

Bioevolution webinars series: benefícios do uso de prebióticos no cultivo de camarões – (Programa de rádio ou TV/Outra) – 248 visualizações. https://www.youtube.com/watch?v=Vy3xTM0ZRvU

 

Camarão: Controle de vibro requer cuidado na cultura. 2021- 619 visualização. (Programa de rádio ou TV/Outra) https://www.youtube.com/watch?v=R04_Lrmvjl8

 

Importância da qualidade da água para a rentabilidade do camarão. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra) 111 visualizações -https://www.instagram.com/profahmetgozcu/tv/CUv1CuGAepN/

 

Bioflocos: o que falta para este sistema decolar no Brasil. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra)1088 visualizações. https://www.youtube.com/watch?v=aC9DX_bt7Y8

 

Novos protocolos de fertilização e manejo na carcinicultura marinha - parte 1. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).  2139 visualizações. https://www.youtube.com/watch?v=_dXr8UfgLag&t=74s

 

Novos protocolos de fertilização e manejo na carcinicultura marinha - parte 2. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra). 934 visualizações. https://www.youtube.com/watch?v=-_FiggFw2u4&t=32s

 

Simbiótico e balanço iônico para carcinicultura. 2022. (Programa de rádio ou TV/Outra). 602 visualizações. https://www.youtube.com/watch?v=u3IrQhiLsJ4

 

Boas práticas de manejo (solo, água e alimentação) para reduzir as perdas produtivas no cultivo de camarões marinhos. 2022. (Programa de rádio ou TV/Outra). 477 visualizações. https://www.youtube.com/watch?v=EllXmecHcJk

 

Sistemas intensivos de carcinicultura marinha no Brasil: futuro ou ilusão?. 2023. (Programa de rádio ou TV/Outra). 807 visualizações. https://www.youtube.com/watch?v=DzbDPcOi65c&t=4598s

 

Suzianny Bezerra

Bioevolution webinars series: benefícios do uso de prebióticos no cultivo de camarões – (Programa de rádio ou TV/Outra) – 248 visualizações. https://www.youtube.com/watch?v=Vy3xTM0ZRvU

 

Paulo Guilherme

Medidas para mitigar os incidentes com Tubarões - CEMIT. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 456 Visualizações. https://www.facebook.com/tvjornalsbt/videos/cemit-apresenta-a%C3%A7%C3%B5es-para-evitar-incidentes-com-tubar%C3%B5es/155999070761358/

 

Banho de mar seguro, como mitigar os incidentes com tubarões. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

 

Ação de Educação Ambiental na praia de Piedade, Jaboatão - PE - TV Globo NE 1. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

 

Incidentes com Tubarões no Litoral do Estado de PE, entrevista para a TV Globo. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

 

Ranilson Bezerra

Sustentabilidade azul. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista) - https://www.youtube.com/watch?v=hI2ZoKUa7jw

92 vizualizações

 

Assessoria e consultoria

Flávia Fredou e Thierry Fredou

Trabalho técnico para ICCAT - Lucena Frédou, F.; SIQUEIRA LIMA, RAYSSA ; FRÉDOU, Thierry . CHAPTER 2.1.10.12 NARROW-BARRED SPANISH MACKEREL. 2022.

Trabalho técnico para ICCAT - MOURATO, B. ; Barreto, T ; Lucena Frédou, F. . CHAPTER 2.1.10.1: ATLANTIC BONITO. 2021.

Trabalho técnico para ICCAT - SANT?ANA, R. ; IVANOFF, R. ; Lucena Frédou, F. . CHAPTER 2.1.10.2: BULLET TUNA. 2021.

Trabalho técnico para ICCAT - MOURATO, B. ; Barreto, T ; Lucena Frédou, F. . CHAPTER 2.1.10.3: FRIGATE TUNA. 2021.

Trabalho técnico para ICCAT - Lucena Frédou, F.; SIQUEIRA LIMA, RAYSSA ; FRÉDOU, Thierry ; MOURATO, B. . CHAPTER 2.1.10.4: KING MACKEREL. 2021.

Trabalho técnico para ICCAT - SANT?ANA, R. ; IVANOFF, R. ; Lucena Frédou, F. . CHAPTER 2.1.10.5: ATL. LITTLE TUNA. 2021.

Trabalho técnico para ICCAT - FRÉDOU, Thierry ; Lucena Frédou, F. ; SIQUEIRA LIMA, RAYSSA ; MOURATO, B. . CHAPTER 2.1.10.6: SPANISH MACKEREL. 2021.

Trabalho técnico para ICCAT - FRÉDOU, Thierry ; SIQUEIRA LIMA, RAYSSA ; Lucena Frédou, F. . CHAPTER 2.1.10.9 CERO. 2021.

Trabalho técnico para ICCAT - Lucena Frédou, F.; FRÉDOU, Thierry ; SIQUEIRA LIMA, RAYSSA ; MOURATO, B. . CHAPTER 2.1.10.11 SERRA SPANISH MACKEREL. 2021.

 

Rosangela Lessa

Comitê Consultivo Interdisciplinar para acompanhamento das atividades do projeto ?Geração de subsídios e elaboração do Plano de Gestão da Pesca do tubarão-azul Prionace glauca e do monitoramento da atividade pesqueira no Estado do Rio Grande do Sul. 2023.

Avaliação do risco de extinção do tubarão-azul - CEPSUL/ICMBio. 2022.

42a Reunião do Conselho Gestor APA Costa dos Corais. 2022.

Relatório do projeto investigando berçários de elasmobrânquios em um hotspot de conservação global para melhoramento do manejo. 2021

.

Curso de curta duração ministrado

Luis Otavio

Manejo de langostino blanco Litopenaeus vannamei en baja salinidad. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

 

Renata Mendes

Oficina de arte circense. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Introdução à astronomia. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Astronomia para navegadores. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Ecologia de crustáceos. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Navegação astronômica. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

 

Editoração/Outra

Boletim 'Tá na Rede' (2023). 2023. (Editoração/Periódico).

Boletim 'Tá na Rede' (1 semestre 2022). 2022. (Editoração/Periódico).

Boletim 'Tá na Rede' (edição especial 2022) - os Sertões Pernambucanos. 2022. (Editoração/Periódico).

Boletim 'Tá na Rede' (1 semestre 2021). 2021. (Editoração/Outra).

Boletim 'Tá na Rede' - Educação Inclusiva. 2021. (Editoração/Outra).

Boletim 'Tá na Rede' (2 semestre 2021). 2021. (Editoração/Periódico).

Anais do VI Simpósio de Aquicultura e Recursos Pesqueiros. 2024. (Editoração/Anais).

Boletim 'Tá na Rede' (2024). 2024. (Editoração/Periódico).

Boletim 'Tá na Rede' - edição especial 2024 - fofofauna. 2024. (Editoração/Periódico).

Anais do V Simpósio de Aquicultura e Recursos Pesqueiros. 2023. (Editoração/Anais).