O PPG-RPAq está a cada ano mais inserido internacionalmente. Além de participar diversos intercâmbios com instituições de vários países, principalmente para fins de pesquisa, o programa montou em parceria com instituições internacionais estruturas para fortalecer a sua inserção global. Assim, o PPG-RAq é um parceiro do Laboratório Misto Internacional TAPIOCA (inciativa IRD-França, PPG-Oceano-UFPE, PPG- RPAq, https://tapioca.ird.fr/ ) formando um centro de excelência das ciências do mar fortalecendo não somente a pesquisa no Nordeste Brasileiro, mas também a sua capacidade de formação já que a maioria dos discentes envolvidos terão a dupla titulação (cotutela, nível doutorado). Tradicionalmente, o programa tem recebido estudantes estrangeiros interessados em cursar mestrado e doutorado, através de candidaturas para obtenção de bolsas depositadas em editais da OEA Organização dos Estados Americanos, do CNPq ou de instituições dos seus países de origem. Assim, cada vez mais o PPG-RPAq tem buscado a internacionalização, não apenas através da cooperação de seus docentes com colegas estrangeiros, mas também recebendo alunos de outros países interessados no nosso programa.
O programa está empenhado em aumentar o intercâmbio com profissionais de outras instituições, nacionais e estrangeiras, através da realização de pós-doutorado, principalmente devido ao programa PRINT-CAPES. Além disso, bolsas de doutorado pela CAPES/COFECUB (COMITÊ FRANCÊS DE AVALIAÇÃO DA COOPERAÇÃO UNIVERSITÁRIA COM O BRASIL)
Considerando as várias ações que os professores do PPG-RPAq, a internacionalização é um ponto bastante forte de nosso programa neste quadriênio. (1) O programa está envolvido na formação no exterior: uma cooperação com a Universidade de La Molina (UNALM – Peru) está dando suporte para a formação docentes e pesquisadores para o doutorado, através de convenção assinada ente a UFRPE e a UNALM – Peru. As aulas sendo ministradas na cidade de Lima e os projetos supervisionados pelos docentes do programa.(2) Vários projetos internacionais incluindo mobilidade de pesquisadores e discente foram financiados (3) Convênios com diversas universidades estão sendo firmados para a dupla titulação de nossos discentes (4) Vários docentes oriundos de instituições estrangeiras contribuem em nosso programa (docentes eventuais ou permanentes) (5) Vários docentes estão tendo uma atuação muito forte no exterior como consultores ou docentes convidados.
Projetos financiando a mobilidade para incentivar a cooperação entre programas de pós-graduação como o CAPES-COFECUB (Brasil-França) ou FACEPE (Brasil – França, edital de cooperação) foram importantes ferramentas para fortalecer as relações internacionais com Universidade estrangeiras.
Vários projetos internacionais estão sendo desenvolvidos pelos docentes, e os discentes, deste programa como por exemplo os projetos ABRAÇOS, AMZOMIX (França/ brasil), PADDLE (União europeia H2020), TRIATLAS (União europeia H2020)
Em termos de formação de discentes, 2 projetos de cooperação entre programa de pós-graduação França Brasil CAPES – COFECUB foram aprovados (1) “Manejo Espacial em Ecossistemas marinhos tropicais” Período 2019-2022, (2) Usos e impactos no AMBIente MARinho costeiro e offshore (AMBIMAR) Período 2024-2027. Esses projetos têm como objetivo os financiamento da mobilidade entre as instituições para discente (nível doutorado), pesquisador júnior (pós-doutorado) e docentes.
Além disso, o PPG está inserido no projeto CAPES-Print da instituição, com recursos aprovados no valor de 13 milhões até 2024. Esta fonte de recursos está potencializando as ações de internacionalização do programa, como envio de discentes e docentes para o exterior, recebimento de professores do exterior, realização de missões no exterior. Os indicadores de internacionalização podem ser comprovados por vários trabalhos publicados em periódicos com pesquisadores e instituições do exterior e também pela participação dos docentes e discentes de diferentes partes do mundo vieram participar de nosso programa a nível de mestrado e doutorado: os países contemplados são França, Peru, conforme descritas abaixo:
a) PARTICIPAÇÃO EM COMISSÕES CIENTÍFICAS NOS ÚLTIMOS ANOS
- Representante nacional (comitê de gestão de atuns e afins) no âmbito da International Commission for the Conservation of Atlantic ICCAT desde 2016 (Paulo Travassos)
- Coordenador do Grupo dos pequenos tunídeos (ICCAT) 2018-2022 (Flávia Lucena);
- Participação do comité para a elaboração do relatório quadrienal da FAO (SOFIA) sobre o Atlantico Sudoeste - FAO AREA 41 2024
- Participação em subcomissões no âmbito da ICCAT, grupo espécies, pequenos tunídeos, Métodos, elamobraquios etc,
- Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco;
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;
- Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas
- Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Alagoas (
c) PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS COMO PESQUISADOR CONVIDADO
- Reunião para avaliação do Estoque diversas espécies. (ICCAT Madri). Participação: Paulo Travassos, Flávia L. Frédou, Thierry Frédou desde 2012.
- Reuniões anuais da International Commission for the Conservation of Atlantic Tuna (ICCAT) desde 2012 (Paulo Travassos, Fábio Hazin, Flávia Lucena Frédou, Thierry Frédou).
d) APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM CONGRESSOS MUNDIAIS
II Congresso Euroamericano de Processos e Produtos Alimenticios. Valorizacion de Productos locales. 2023. (Congresso). (Paulo Roberto Oliveira)
XVII Simpósio Internacional de Carcinicultura.A importância da composição química e dos minerais da água, nos sistemas de cultivos semi-intensivos e intensivos do L. vannamei. 2021. (Simpósio).(Luís Otavio Brito)
6th Genomics in Aquaculture Symposium (GIA2022). A ddRAD Based Linkage Map of the Pacaman Lophiosilurus alexandri, a Promising Aquaculture Catfish Species. 2022. (Simpósio). (Ma. Raquel Coimbra)
37th Meeting of Fish Feed and Nutrition Workshop. Acoustics and feed management. 2019. (Simpósio). (Silvio Peixoto)
XVIII Simpósio Internacional de Carcinicultura e XV Simpósio Internacional de Aqüicultura. 2022. (Alfredo Galvez)
e) PALESTRAS EM EVENTO CIENTÍFICO
Reunião Small Tuna Working Group 2023 (Thierry Frédou)
XVIII Simpósio Internacional de Carcinicultura e XV Simpósio Internacional de Aqüicultura. 2022. (Alfredo Olivera)
XIX Simpósio Internacional de Carcinicultura e XV Simpósio Internacional de Aqüicultura. 2023. (Luis Otavio)
XVIII Simpósio Internacional de Carcinicultura e XV Simpósio Internacional de Aqüicultura. 2022. (Luis Otavio)
XVII Simpósio Internacional de Carcinicultura e XV Simpósio Internacional de Aqüicultura. 2021. (Luis Otavio)
6th Genomics in Aquaculture Symposium (GIA2022).A ddRAD Based Linkage Map of the Pacaman Lophiosilurus alexandri, a Promising Aquaculture Catfish Species. 2022. (Simpósio). (Maria Raquel Coimbra)
f) Pós-doutoramento:
Profa. Raquel Coimbra realizou o pós-doutorado na Universidade de Santiago de Compostela, Espanha.
Profa. Roberta Soares realizou o pós-doutorado na Auburn University
Prof. Silvio Peixoto realizou o pós-doutorado na Auburn University
Prof. Paulo Travassos realizou o pós-doutorado na UNIVERSITÉ DE MONTPELLIER
g) Missão Print CAPES
O programa MTE (Missões de trabalho no exterior) proporcionou que os professores (as) Alfredo Olivera Galvez, Maria Raquel Moura Coimbra e Suzianny Maria Bezerra Cabral da Silva realizassem visitas para colaboração no Centro de Investigaciones Biológicas Del Noroeste, em Auburn University e na Università di Bologna, respectivamente. Através do MTE, foram realizadas palestras sobre o Programa de Pós-Graduação em Recursos Pesqueiros e Aquicultura e as linhas de pesquisa desenvolvidas, visitas aos laboratórios, instalações de pesquisa e ensino, reuniões com os pesquisadores-chefes e membros de suas equipes em cada departamento com contato de professores inclusive de outras instituições.
h) Professores visitantes
Através do programa PVE tivemos a oportunidade de receber os professores (as) Dra. Giuliana Parisi da Università degli Studi di Firenze – Italy, Dr. Jason Cope do NOAA Fisheries – USA, Dra. Francesca Tulli da Università Degli Studi Di Udine – Italy, Dr Bastien Mérigot da Université de Montpellier – France; Dr. Lorenzo Lopez Rosales - Universidade de Almeria - Espanha e Dr. Vincent Vantrepotte - Université Lille Nord De France.
O PPG-RPAq consta um pesquisador de instituição estrangeira, Arnaud Bertrand (IRD-França), como professor permanente no quadro. Ele permaneceu na instituição no âmbito do laboratório misto internacional TAPIOCA durante o quadriênio 2017-2020 e continua como orientador no programa até 2024.
Outras inciativas também reforçam este quadro como o Incentivo do programa para que os discentes envolvidos nestas parcerias obtenham a dupla titulação (co-tutela). Desta forma o PPG-RPAq atende não somente a demanda local e regional por formação qualificada, mas também recebe discentes de diversas partes do país, da América Latina, África e França. Cinco discentes se enquadram nessa modalidade Alex Lira, Leandro Nolé, Katia Aparecido, Anne Justino e Júlio Gonzalez.
Desta forma o programa possui os seguintes indicadores internacionais:
44% dos artigos publicados na base SCOPUS em colaboração com pesquisadores de instituições estrangeiras. 85% das publicações no Q1 e Q2 e 98% das publicações no Q1 até Q3. Aumento substancial em relação ao quadriênio anterior, devido as políticas de internacionalização da Universidade Federal Rural de Pernambuco e da estratégia adotada pelo programa no seu planejamento estratégico
23,52% dos docentes (Flávia Lucena Frédou - Aquatic Living Resources e Thierry Frédou - Marine and Coastal Fisheries, Arnaud Bertrand
Tropical Oceanography, Rosabgela Lessa Journal of Fish Biology) com participação em comitê editorial de periódico estrangeiro (Estrato A). Somando-se a essa situação o vários DP tem contribuído na revisão de artigos em diferentes periódicos dentro do estrato A – AQUACULTURE, AQUACULTURE RESEARCH, BIOMASS AND BIOENERGY; FISH AND FISHERIES, ECOLOGICAL INDICATORS, FISHERY BULLETIN; MARINE AND COASTAL FISHERIES; MARINE ECOLOGY PROGRESS SERIES; MARINE POLICY; OCEAN AND COASTAL MANAGEMENT; SPANISH JOURNAL OF AGRICULTURAL RESEARCH; JOURNAL OF THE WORLD AQUACULTURE SOCIETY; CHEMISTRY AND ECOLOGY; AQUACULTURE REPORTS entre outros de grande relevância na comunidade científica internacional.
29% do DP com projetos de pesquisa com financiamento internacional ou com presença de pesquisador estrangeiro. Participação efetiva dos professores Paulo Travassos, Flávia Frédou, Thierry Frédou, Suzianne Cabral e Arnaud Bertrand. Novos convênios estão em andamento com as Universidade de Firenze, Udine e Bologna (Itália), Universidade de Washington (EUA), Universidade de Malaysia Sabah – UMS (Malásia), Centro de Investigações Biológicas del Nor oeste – México; Universita Malasya Sabah – Malasya; Universidad Agrária La Molina – Peru; Universidade Técnica de Agricultura - Cabo Verde;
53% dos DP (Flávia Lucena Frédou, Thierry Frédou, William Severi, Alfredo Olivera, Luis Otavio Brito, Maria Raquel, Suzianne Cabral, Silvio Peixoto e Roberta Soares) ministraram palestras/equivalentes no exterior em países como Estados Unidos, Espanha, Itália, Malásia e Noruega.
Nesse quadriênio também foi possível ter a participação de professores estrangeiros ministrando disciplinas 2/2022 - Elements of fish nutrition - Francesca Tulli - Universidade de Udine Itália;
2/2022 - Techniques traditional and innovative processing and quality assessment of fish - Giuliana Parisi - Universidade de Firenze Itália;
2/2023 - Microalgae biotechnology - Lorenzo Lopez Rosales - Universidade de Almeria - Espanha;
2/2023 - Community diversity e ecological functioning - Bastien Mérigot - Universidade de Montpellier França;
2/2022 - Applied data-limited stock assessment - Jason M Cope - Northwest Fisheries Science Center (NWFSC);
2/2022 - Remote sensing optical properties of water and radiometry of color of the oceans -Vincent Vantrepotte - Université Lille Nord de France;
23,5%% do DP (Silvio Peixoto e Roberta Soares (Estados Unidos), Maria Raquel Coimbra (Espanha) e Paulo Travassos (França), com pós-doutoramento dentro do quadriênio.
52,4% De doutorando com sanduíche em relação ao total de doutores titulados no quadriênio do Programa (para programas com doutorado).
O PDSE (Programa doutorado sanduiche no exterior) foi realizados pelos seguintes estudantes nas respectivas instituições: Laenne Barbara Silva de Moraes - Universidade de Almería-Espanha; Andrey Paulo Cavalcanti Soares - University of Victoria - Canadá; Elizabeth Pereira dos Santos - Università degli Studi di Firenze – Italy; Kátia Cristina Aparecido - Université de Montpellier – França; Renata da Silva Farias - Auburn University – USA; Vívian Graziela Oliveira Carneiro - University of Washington – USA; Julio Guazzelli Gonzalez - University of Montpellier -França; Alex Souza Lira - Université de Bretagne Occidentale – França; Leandro Nole Eduardo - University of Montpellier -França, Julie Salvetat - Université de Toulon - França e Anne Justino University of Montpellier -França. Os PDSE(s) realizados com as instituições elencadas acima foram primordiais para uma formação mais consolidada e ampliada dos estudantes de pós-graduação, uma vez que estas instituições apresentam estruturas de excelência para realização das diversas teses nas distintas áreas.
Na página na Web do programa https://ww2.pgpa.ufrpe.br/ tem a apresentação do programa a área de concentração e linhas de pesquisa e projeto curricular. Além disso, indicação dos docentes com o currículo lattes. Na página também é possível ter informações sobre regimento do PPG/Curso e demais legislações como os critérios de seleção de alunos e de credenciamento/recredenciamento e descredenciamento de docentes em português e inglês. Somando-se a essas informações e possível acessar as dissertações e teses.