O programa PPG-RPAq dispõe, atualmente, de 19 laboratórios na área de Recursos Pesqueiros e Aquicultura, uma Estação de Aquicultura, uma Base de Pesca, três salas de aulas, um auditório e uma sala de informática. Há ainda, outras infraestruturas de apoio, como o Embarcação Ciência do Mar IV (em parcerias com outras instituições), CENAPESQ (Centro multiusuário de apoio à pesquisa na UFRPE), laboratórios de outros departamentos/programas que são utilizados para pesquisas em parceria, além de duas bibliotecas com acervo direto e indireto de uso das disciplinas do programa e o acesso aos periódicos internacionais e nacionais de alto fator de impacto, em todos os computadores dos laboratórios do programa.

 

Laboratórios

 

1.         Laboratório de Oceanografia Pesqueira (Responsável: Dr. Paulo Oliveira)

CONDIÇÕES BÁSICAS: possui três salas para pesquisadores e alunos, uma sala de recepção e tratamento de amostras biológicas e uma sala de histologia/microscopia/estudo de crescimento de peixes. Possui equipamentos de informática (12 computadores, 3 impressoras e internet banda larga), oceanográficos de coleta de dados ambientais (correntógrafo e mini-termo-profundímetro), de telemetria acústica (sistema VEMCO) e marcação por satélite (marcas Pop-up Satellite Archival Tag - PSAT) para estudos de comportamento de animais aquáticos, e equipamentos para estudos de histologia (micrótomo, estufa, lupas, microscópios e vidrarias) e sobre idade e crescimento (serra metalográfica). Possui ainda cinco freezers para estocagem de amostras e uma camionete para apoio aos trabalhos de campo.

CARACTERÍSTICAS: desenvolve atividades de pesquisa sobre distribuição e abundância relativa de grandes peixes pelágicos (atuns, agulhões e tubarões); biologia reprodutiva; movimentos migratórios; oceanografia física; oceanografia pesqueira e tecnologia de captura.

 

2.         Laboratório Ecologia Marinha (Responsável: Dr. Paulo E. Pires Ferreira Travassos)

CONDIÇÕES BÁSICAS: possui três salas de permanência para pesquisadores e alunos, uma sala de recepção e tratamento de amostras biológicas e para estudos de histologia. Possui ainda equipamentos de informática (12 computadores, 3 impressoras e internet banda larga), oceanográficos de coleta de dados ambientais (correntógrafo, CTD - conductivity, temperature and depth, mini-termo-profundímetros), de telemetria acústica (sistema VEMCO) e marcação por satélite (marcas Pop-up Satellite Archival Tag - PSAT) para estudos de comportamento de animais aquáticos, de estudos de histologia (lupas, microscópios e vidrarias). Possui ainda uma camionete para apoio aos trabalhos de campo.

CARACTERÍSTICAS: são desenvolvidas atividades de pesquisa sobre distribuição e abundância relativa de atuns e afins e de peixes pelágicos costeiros, ocupação do habitat através das relações entre espécies e meio ambiente, efeitos da variabilidade climática e oceanográfica sobre a distribuição, abundância e capturabilidade de grandes peixes pelágicos, e sobre a caracterização oceanográfica de áreas de estudo, usando ferramentas de sensoriamento remoto aplicado à Pesca e à Oceanografia.

 

3.         Laboratório de Dinâmica de Populações Marinhas (Responsável: Dra. Rosângela Paula Teixeira Lessa) CONDIÇÕES BÁSICAS: o laboratório conta com cinco salas, incluindo salas de permanência de pesquisadores e alunos, microscopia, de processamento de dados, de recepção de material biológico e laboratório úmido. Entre os principais equipamentos destacam-se serra metalográfica, ultra-freezer, liofilizador, microscópios óticos e lupas, computadores conectados à Internet banda larga, e impressoras. CARACTERÍSTICAS: desenvolve pesquisas sobre dinâmica de populações de elasmobrânquios; dinâmica de populações de teleósteos marinhos pelágicos; cadeias tróficas marinhas; sinecologia de comunidades marinhas; autoecologia/avaliação de estoques marinhos e ictionêuston marinho.

 

4.         Laboratório de Tecnologia de Pesca (Dr. Paulo Travassos) CONDIÇÕES BÁSICAS: possui 1 sala de pesquisadores/alunos e 1 sala para estocagem de material de pesca, assim como 5 computadores, 2 impressoras e internet banda larga. Possui vários equipamentos e materiais de pesca para estudos de eficiência tecnológica de métodos de captura de peixes pelágicos e demersais (2 guinchos hidráulicos para pesca de espinhel pelágico, bóias-rádio, rádio goniômetro, Hook Timers (relógios que marcam hora da captura dos peixes), GPS, TDR- temperature and depth recorder (registram profundidade e temperatura da água onde os peixes foram capturados), assim como vários materiais de pesca e de confecção de aparelhos de pesca (linhas de monofilamento, anzóis, bóias, anilhas, chumbadas, destorcedores, snaps, etc).

 

5.         Laboratório de Produção de Alimento Vivo (Responsável: Dr. Alfredo Olivera Galvez)

CONDIÇÕES BÁSICAS: este laboratório conta com toda a infraestrutura e equipamentos necessários à coleta, manutenção e cultivo em pequena e larga escala de microrganismos de interesse à aquicultura, em especial microalgas, rotíferos, Artemia, copépodos, etc. Além de quatro computadores ligados à Internet banda larga, outros equipamentos disponíveis incluem microscópios óticos, lupas, estufa de esterilização, autoclave, soprador de ar, incubadoras de germinação e vários sistemas de tanques e incubadoras para manutenção e cultivo de microalgas e demais organismos. O laboratório conta com salas de permanência para pesquisadores e alunos, microscopia, manutenção de inóculos e setor de bioensaios.

CARACTERÍSTICAS: desenvolve pesquisas sobre caracterização reprodutiva, manejo e crescimento de microrganismos, produção em pequena e larga escala e utilização como alimento em aquicultura.

 

6.         Laboratório de Sistemas de Produção Aquícola (Responsável: Dra. Juliana Ferreira dos Santos) CONDIÇÕES BÁSICAS: O Laboratório de Sistemas de Produção Aquícola é composto por sala de professor, sala de estudos, sala de reuniões, copa, sala de reagentes e laboratórios interno e externo. O laboratório interno conta com uma estrutura experimental composta por leitor de Elisa, centrífuga de hematócrito, espectrofotômetro, estufa, aparelho de ultrassonografia, geladeiras, freezers, contador de colônias automático, computadores, notebook e outros equipamentos e materiais necessários para análises físicas, químicas e biólogicas. O laboratório externo conta com dois sistemas de recirculação com parcelas experimentais de 40 e 300L e tanques de fundo cônico, além de tanques para armazenamento de água doce ou salgada com volumes de 10.000 L. Para seu funcionamento, destacam-se os equipamentos de análise de água, sistema de backups para armazenamento de energia e compressores de ar.

CARACTERÍSTICAS: No referido laboratório tem-se desenvolvido vários trabalhos de manejo, alimentar, nutricional e produtivo de espécies de relevância para a Aquicultura.

 

7.         Laboratório de Ictiologia (Responsável: Dr. William Severi)

CONDIÇÕES BÁSICAS: o laboratório possui aproximadamente 100 m2 dividido em três ambientes, uma sala para a permanência de pesquisador e duas, para análises de rotina. Entre os equipamentos, constam lupas, microscópios óticos, balanças digitais e analíticas, computadores ligados à Internet banda larga, impressoras e diversos materiais utilizados em campo (redes, puçás, etc.).

CARACTERÍSTICAS: desenvolve pesquisas sobre ecologia e taxonomia de peixes, ecologia do ictioplâncton de ambientes estuarinos e de água doce, e ontogenia de peixes marinhos e de água doce. O laboratório conta ainda com uma coleção ictiológica. Como suporte às atividades de campo, o laboratório conta com barcos de alumínio e motores de popa.

 

8.         Laboratório de Genética Aplicada (Responsável: Dra. Maria Raquel Moura Coimbra)

CONDIÇÕES BÁSICAS: A área do laboratório consiste em duas salas, somando cerca de 100 m2 abrigando diversos equipamentos, tais como centrífuga refrigerada, workstation para PCR, cabine de exaustão, destilador, pHmetro, vórtex, duas cubas de agarose, um banho-maria, uma estufa bacteriológica, um thermoshaker, uma câmara de fluxo laminar, três notebooks e um desktop,  uma impressora, uma balança analítica, um forno microondas, três geladeiras, um ultrafreezer, quatro termocicladores, um sequenciador automático de DNA, um termociclador em tempo real, e um fotodocumentador de DNA..

CARACTERÍSTICAS: "O Laboratório de Genética Aplicada (LAGA) desenvolve pesquisa nas áreas de Genética, Expressão gênica, Biotecnologia, Genética da conservação e Diagnósticos moleculares de organismos aquáticos. Os projetos dos últimos 5 anos versaram sobre a conservação de recursos continentais ameaçados de extinção em ações de repovoamento, tanto aqueles conduzidos por agências públicas como por agências de economia mista; sobre a resistência viral em crustáceos e mecanismos de infecção induzida para fins de melhoramento; Manipulação cromossômica relacionada a geração de triploides em moluscos e peixes e Construção de mapas genéticos.

 

9.         Laboratório de Limnologia (Responsável: Dr. William Severi)

CONDIÇÕES BÁSICAS: O laboratório atua prioritariamente na área de monitoramento ambiental, no controle da qualidade de água em reservatórios hidrelétricos da ELETROBRAS/CHESF, além de dar suporte a projetos de pesquisas do corpo docente, graduandos e pós-graduandos da UFRPE. Os principais projetos em execução estão relacionados aos ecossistemas aquáticos do submédio e baixo rio São Francisco. O laboratório possui equipamentos para a realização de análises físico-químicas da água, em mais de 25 parâmetros. Dentre os principais equipamentos, podemos citar sistema de ultrapurificação da água, espectrofotômetros, sondas multiparâmetro, capela, balanças analíticas de precisão, estufas, mufla, autoclave, etc.

CARACTERÍSTICAS: desenvolve pesquisas sobre caracterização e manejo de ecossistemas dulciaquícolas e estuarinos, qualidade da água em estuários, açudes e reservatórios. Impacto da aquicultura sobre ambientes de água doce e costeiros.

 

10.       Laboratório de Maricultura Sustentável (LAMARSU) (Responsável: Dr. Alfredo Olivera Galvez) CONDIÇÕES  BÁSICAS: possui  250  m²  de  área  construída  e  conta  com  equipamentos  para monitoramento de qualidade da água com análise de compostos nitrogenados; sala reservada para análises bacteriológicas; setores para manutenção e larvicultura de ostras e camarões; sala de microscopia; sala de cepário e cultivo de microalgas e salas experimentais utilizadas para realização de bioensaios com camarões. O laboratório conta com tanques para armazenamento e sistema de recirculação de água salgada, assim como tanques de diversos tamanhos e formatos para manutenção de organismos e realização de experimentos. Conta ainda com refrigeradores e freezers para manutenção de reagentes e estocagem de amostras, respectivamente.

CARACTERÍSTICAS: desenvolve pesquisas aplicadas ao cultivo e biologia de espécies aquícolas nativas, incluindo espécies de camarão e moluscos.

 

11.       Laboratório de Estudos de Impactos Antrópicos na Biodiversidade Marinha e Estuarina (BIOIMPACT)- (Responsáveis: Profs. Flávia L. Frédou e Thierry Frédou)

CONDIÇÕES BÁSICAS: o referido laboratório possui aproximadamente 100m2, subdividido em 3 ambientes. Possui freezers, lupas, microscópios acoplados a câmeras, balanças, liofilizador, computadores, impressoras, uma sala limpa para processamento de amostras.

CARACTERÍSTICAS: O BIOIMPACT investiga os efeitos das atividades humanas sobre a biodiversidade e o funcionamento dos ecossistemas marinhos e estuarinos, empregando abordagens integradas e multidisciplinares. Suas pesquisas abrangem a avaliação da biodiversidade por meio de métodos taxonômicos, funcionais e filogenéticos, além da utilização de DNA ambiental (eDNA) para monitoramento não invasivo. O laboratório também se dedica ao estudo das interações tróficas e do funcionamento ecossistêmico, analisando as consequências da perda de biodiversidade sobre a estabilidade e produtividade dos habitats aquáticos. Além disso, o BIOIMPACT investiga os impactos da poluição causada por microplásticos, metais pesados, PFAS e outros contaminantes emergentes, bem como suas influências sobre a saúde ambiental. Outra linha de atuação fundamental é a avaliação de estoques pesqueiros e a gestão sustentável da pesca, integrando dados ecológicos e socioeconômicos para subsidiar estratégias de manejo e conservação dos recursos pesqueiros. As pesquisas desenvolvidas têm como objetivo fornecer suporte científico para a preservação da biodiversidade, a mitigação dos impactos ambientais e a formulação de políticas públicas voltadas à gestão sustentável dos ecossistemas aquáticos e das pescarias.

 

12.       Laboratório de Modelagem Estatística Aplicada (MOE)- (Responsáveis: Prof. Humber Agrelli Andrade) CONDIÇÕES BÁSICAS: o referido laboratório possui aproximadamente 60m2, subdividido em 2 ambientes. Possui computadores, impressoras, freezers, etc.

CARACTERÍSTICAS: O laboratório é destinado à modelagem estatística de dados de pesca, aquicultura, ecologia e dinâmica populacional dos recursos aquáticos. Atua em projetos próprios e em colaboração em projetos desenvolvidos em outros laboratórios.

 

13.       Laboratório de Tecnologia em Aquicultura (Responsáveis: Profa. Dra. Roberta Borda Soares e Prof. Dr. Silvio Ricardo Maurano Peixoto). CONDIÇÕES BÁSICAS: O laboratório tem cerca de 100 m² de área construída e conta com área para lavagem e desinfecção de vidraria e materiais diversos, microscopia e equipamentos para monitoramento de qualidade da água como a análise de compostos nitrogenados, fósforo e matéria orgânica. O laboratório ainda possui uma área úmida onde estão instalados três sistemas de recirculação de água marinha que abastece as unidades experimentais com 400 L, 100 L e 30 L, onde são realizados os bioensaios. Os sistemas contam com aeração, soprador de ar, bombas e filtros mecânico, biológico e UV. A estrutura do LTA conta com equipamentos que permitem a realização de testes com monitoramento da atividade acústica de camarões, como hidrofones,  pré-amplificadores e gravadores digitais, além de computadores de alta performance. O laboratório possui também uma área destinada à confecção de lâminas histológicas. CARACTERÍSTICAS:O laboratório é destinado à pesquisas com camarões, com enfoque em comportamento alimentar, aplicações de monitoramento acústico e análise histológica de trato digestório.

 

14.       Laboratório de Tecnologia do Pescado - LATPESC (Responsável: Prof. Paulo Roberto C. Oliveira Filho)

Possui cerca de 50m2 e diversos equipamentos de informática (computadores e impressoras), mesa específica de limpeza, evisceração e filetagem de peixes com torneiras individuais, bancadas, local climatizado, refrigerador, máquina de embalar a vácuo, multiprocessador de alimentos, máquina de moer carne e 2 mesas de aço inox. No LATPESC são realizados experimentos de processamento do pescado e aproveitamento de resíduos.

 

15.       Laboratório de Sanidade de Animais Aquáticos (LASAq) (Responsável: Profa. Suzianny Cabral)

Com 100 m², o LASAq conta com oito salas distribuídas em dois gabinetes, sala de microbiologia, sala de esterilização e preparo de soluções, sala de microscopia, sala de extração de ácidos nucléicos, sala de análises moleculares e sala de bioensaios, no quais desenvolve pesquisas sobre: profilaxia e diagnóstico de doenças em organismos aquáticos; levantamento epidemiológico de doenças e condições de saúde de peixes, moluscos e camarões cultivados; virologia molecular aplicada à aqüicultura; elaboração de kits de diagnóstico para patógenos de etiologia viral e bacteriana via métodos moleculares; aplicação de sistemas in vitro para estudo de patógenos e; desenvolvimento de protocolos de infecção experimental; identificação e análise de expressão de genes relacionados ao sistema imune em peixes e camarões após infecção experimental.

 

16.       Laboratório de Biologia Pesqueira (Responsável: Profa. Renata Akemi Shinozaki Mendes, Unidade Acadêmica de Serra Talhada da UFRPE)

Com cerca de 25 m2, possui barco de alumínio 8 m (01), motor de popa 15hp (02), Processador histotécnico automático (01), Capela (01), banho maria (01), Dispensador de parafinas (01), Estufa (01), Freezer horizontal (01), geladeira (01), Lupa com câmera acoplada ao computador (01), Microscópio com câmera acoplada ao computador (01), Micrótomo rotativo (02), Motor soprador para aeração (01), aquários (16), balança (02), Oxímetro portátil (01), Phâmetro portátil (01), tripé (01) e máquina fotográfica (01), sendo usado para desenvolver pesquisas sobre o tema para graduando se pós-graduandos.

 

17 .Laboratório de Carcinicultura (LACAR) (Responsável: Prof. Luís Otavio Brito da Silva)

A infraestrutura instalada compreende um laboratório situado no Departamento de Pesca e Aquicultura da UFRPE, conforme descrição resumida abaixo:

LACAR - Desenvolver pesquisas sobre cultivo de Litopenaeus vannamei em ambientes marinhos e de baixa salinidade, como referências ao manejo de fertilização e da qualidade de água, principalmente em sistemas com mínima troca de água. Além disso, possui atividades de extensão em Pernambuco, apoiando o cultivo de camarões marinhos. Em seus 100 m² de área construída, o laboratório conta com: setor para monitoramento de qualidade da água e balanço iônico ; sala para realização de experimentos com 12 caixas de 1000l, 20 caixas de 70L, além de bancada para experimentos com unidades de 20L. Somando-se a isso possuir: 2 compressores radiais de 1 cv; 1 reservatórios de água salgada de 18.000L; equipamento para mensurar a qualidade e o  balanço iônico da água, medidores portáteis de pH, ORP, Salinidade, Oxigênio e Temperatura, geladeira; microondas; computadores.

 

Outras instalações de apoio à pesquisa

Estação de Aquicultura Prof. Johei Koike

CONDIÇÕES BÁSICAS: situada no campus principal da UFRPE, à cerca de 700m do DEPAq, a estação ocupa uma área de 56.000 m², com doze tanques de alvenaria de 30 m²/cada, doze tanques experimentais (10 m²/cada), quatro viveiros de 250 m²/cada, quinze viveiros de 1.000 m² /cada, um viveiro de 1.200 m², sete viveiros de 1.800 m² e um viveiro de 4.700 m². Conta também com um galpão com tanques de alvenaria para o manejo de reprodutores, larvas e alevinos de peixes de água doce, assim como uma série de estruturas de apoio à pesquisa com camarões marinhos e de água doce. Este prédio possui sala de permanência de Características: sua infraestrutura permite apoiar atividades de pesquisa voltadas para o desenvolvimento da piscicultura, principalmente no que se refere à produção e distribuição de alevinos; controle de maturação gonadal em peixes; biotecnologia aplicada à piscicultura; cultivo de microrganismos aquáticos.

 

Centro de Treinamento e Base de Pesquisa Marinha da Ilha de Itamaracá - Litoral Norte

CONDIÇÕES BÁSICAS: situada na parte norte da Ilha de Itamaracá, na Comunidade de Jaguaribe, este centro possui alojamentos para receber pesquisadores e alunos para realização de aulas teóricas e práticas das disciplinas da graduação e da pós-graduação, assim como para o desenvolvimento de pesquisas em maricultura e pesca. Possui ainda uma sala para aulas e reuniões, uma bateria de tanques para experimentos de cultivo, uma embarcação de pesca (8m) para a região costeira e duas embarcações de pequeno porte (6m) para operações no mar de dentro (zona protegida pela barreira de corais) e zonas estuarinas.

CARACTERÍSTICAS: Sua infraestrutura permite apoiar atividades de pesquisa voltadas para o desenvolvimento da pesca e aquicultura, assim como para a realização de aulas práticas das disciplinas da graduação e da pós-graduação.

 

Em todos os laboratórios citados acima, tem discentes de graduação, pós-graduação e muitos dos laboratórios possuem pós doutores. Também conta com técnicos de laboratório e técnicos de campo (5), que dão suporte a uma diversidade de atividades.

 

Além disso, o programa possui uma secretaria com recepção, e duas salas para reuniões. Além de computadores (2), data show (2), TV (1) com apoio didático.

 

Ciências do Mar IV

Serve de apoio às aulas e pesquisas desenvolvidas no âmbito dos programas de ciência do Mar da Região Nordeste. A embarcação tem 32m de comprimento, calado de 2,7m, boca moldada de 7,9m, capacidade de tripulação para oito pessoas e mais 18 passageiros (alunos e professores). Tem autonomia segura para dez dias de navegação, possui equipamentos de navegação e segurança, além de equipamentos científicos de casco para hidroacústica, sísmica e física.

Esse barco possui equipe própria à disposição das atividades realizadas.

 

Laboratório misto internacional - cooperação França (IRD) Brasil (UFRPE/UFPE)

CONDIÇÕES BÁSICAS: o referido laboratório possui aproximadamente 20m2 com Computadores, impressoras, etc.

CARACTERÍSTICAS: Sala de recepção pesquisadores visitantes no âmbito do LMI TAPIOCA Laboratório Misto Internacional Brasil (UFRPE e UFPE) França (IRD)

Atualmente conta com uma equipe de 3 pesquisadores provenientes da França.

 

CENAPESQ (http://www.cenapesq.ufrpe.br)- inaugurado em 10 de setembro de 2007, resulta do financiamento do CT-INFRA/FINEP e FACEPE - Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, é vinculado Instituto de Inovação, Pesquisa, Empreendedorismo, Internacionalização e Relações Institucionais – Instituto IPÊ da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Trata-se de uma unidade de apoio aos diversos setores universitários, e junto aos Programas de Pós-Graduação, para as múltiplas tarefas de natureza científica, técnica e cultural do seu ramo de atividades, com característica de centro multiusuário. (Laboratório de Biologia Molecular, Laboratório de Biotecnologia, Laboratório de Microscopia), com os seguintes equipamentos: Criostato, micrótomo rotativo semi automático, microscópio eletrônico de varredura, ultrafreezer -80°c, biorreator/fermentador entre outros. Possuem uma equipe multidisciplinar de técnicos (10) para auxiliar no andamento das análises

 

Sala da pós-graduação

CONDIÇÕES BÁSICAS: atualmente a pós-graduação conta com uma sala da coordenação e para reuniões do CCD, uma sala para a secretaria (com dois computadores, duas impressoras e internet banda larga), três salas de aula, uma sala de arquivos e uma sala de seminários com capacidade para 50 pessoas. Todas as salas são equipadas com ar-condicionado, havendo disponibilidade de equipamentos de multimídia (2 datashow), televisores (1), além de uma sala de informática com 12 computadores completos. CARACTERÍSTICAS: esta infraestrutura permite apoiar atividades de ensino do programa, assim como as para defesas de dissertações e teses e realização de seminários. Além disso, possuímos um servidor (a) público, secretaria exclusiva para as atividades do programa.

 

Os docentes e discentes da UFRPE possuem acesso à rede Eduroam (education roaming). A rede Eduroam permite acesso sem fio à Internet localmente (UFRPE) e em milhares de pontos de acesso no Brasil e no mundo com a utilização de uma mesma credencial (login/senha). Desta forma, um usuário da UFRPE (docente, discente e técnico administrativo) pode, por exemplo, acessar a rede sem fio de outra universidade nacional/internacional, que disponibilize o serviço Eduroam, com a credencial dele da UFRPE. A rede Eduroam é um serviço federal provido pela RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) para as instituições participantes da CAFe (Comunidade Acadêmica Federada). 

 

Biblioteca e Acervo 

O acervo do Sistema Integrado de Bibliotecas da UFRPE (SIB-UFRPE) é constituído por cerca de 230.000 volumes, podendo ser consultado pelo Catálogo Online do Pergamum. Os materiais encontram-se organizados em coleções e catalogados com base na Classificação Decimal de Dewey (CDD). A biblioteca da UFRPE possui uma coleção de livros (98.272 exemplares) nas áreas de concentração: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharia/Tecnologia, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes. Possui Coleção de periódicos Nacionais e Estrangeiros, com o Total: 51.674 títulos. Adicionalmente, a UFRPE permite o acesso ao Portal de Periódicos da CAPES, inclusive fora do âmbito da Instituição, a todos Docentes e Discentes e Técnicos da Universidade. 

Bases de dados diversas bases de dados podem ser consultadas:

- BDTD - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBCT) integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras, possibilita que a comunidade brasileira de C&T publique suas teses e dissertações produzidas no país e no exterior, com maior visibilidade à produção científica nacional. 

BDTD UFRPE - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, reúne as publicações produzidas pelos Programas de Pós-Graduação da UFRPE (Mestrado e Doutorado). Encontramos disponíveis textos completos das obras em formato pdf para download. 

- Portal de Periódicos da UFRPE - Abriga as revistas científicas produzidas no âmbito da universidade, de modo a garantir maior visibilidade da produção científica. O Portal utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), traduzido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

 

A Minha Biblioteca é uma solução em Biblioteca Digital que oferece um catálogo multidisciplinar com as principais editoras acadêmicas brasileiras. Reconhecida pelo MEC como acervo de biblioteca, auxilia as instituições de ensino superior no reconhecimento e avaliação de cursos presenciais e EAD. A base foi assinada pela UFRPE durante o Período Letivo Excepcional com o objetivo de suprir a demanda dos alunos e docentes por livros das disciplinas dos cursos de Pós-Graduação, Graduação, Médio e Técnico da UFRPE.

Serviços - Normalização de Trabalhos Acadêmicos: Orientação na elaboração de relatórios, monografias, dissertações e teses de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A Comutação Bibliográfica (COMUT) é um serviço que permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informações internacionais. Espaço para Pesquisas: o Setor de Periódicos da BC disponibiliza computadores com acesso à internet para pesquisas acadêmicas em base de dados e no Portal de Periódicos CAPES. O espaço se localiza no 1º andar da Biblioteca Central. 

- Treinamentos em Bases de Dados: A Biblioteca Central oferece aos seus usuários treinamentos em bases de dados, com foco no uso das bases assinadas pelo SIB-UFRPE, suas ferramentas e orientações para a pesquisa acadêmica. 

Biblioteca https://www.sib.ufrpe.br/

Os discentes de graduação e pós-graduação dispõe da Biblioteca Central Prof. Mário Coelho de Andrade Lima, que oferece infraestrutura completa e moderna, composta basicamente de compartimentos para estudo individual (cerca de 200 boxes), salas para estudo em grupo, salas de vídeo, auditórios (um para 50 e outro para 120 pessoas) equipados com todas as ferramentas multimídia, salão de recepção, sala de reprografia de documentos e salas para a administração da biblioteca. Possui ainda um Núcleo de Multimídia e espaço para eventos culturais. Quanto ao acervo bibliográfico da área de Ciências Agrárias, onde se insere o nosso programa, ele possui 8.390 livros (com 15.454 exemplares), periódicos nacionais (396) e estrangeiros (340) e 457 títulos de vídeos (com 654 exemplares). Também merece destaque a recente aquisição pela UFRPE do Ebrary, portal de livros eletrônicos com mais de 100 mil títulos disponibilizados para toda a comunidade da UFRPE.

É importante salientar que além do depósito de teses, dissertações e monografias desenvolvidas por discentes da própria instituição, a UFRPE efetua a aquisição frequente de novos documentos. A Biblioteca Central tem participado, nos últimos anos, do Programa de Modernização e Qualificação do Ensino Superior - MEC/SESu, de onde tem recebido ajuda financeira destinada à compra de livros voltados ao ensino de graduação, usados também pelos discentes dos programas de pós-graduação. A Biblioteca está integrada ao COMUT (Programa de Comutação Bibliográfica) do IBICT e às Redes de Programas subsidiadas por instituições e agências de fomento a outras bibliotecas. Nesse cenário, a Biblioteca Central tem aumentado seu acervo bibliográfico, de seu espaço físico e da quantidade de pessoal qualificado para a prestação de serviços.

            O Núcleo de Multimídia da biblioteca, interligada aos demais Departamentos Acadêmicos da UFRPE, possibilita a pesquisa on-line de diferentes bases de dados. Desta forma, além do acervo bibliográfico disponível na Biblioteca Central, os discentes do Programa de Pós-Graduação em Recursos Pesqueiros e Aquicultura dispõem, a partir dos diferentes laboratórios específicos, salas de professores e laboratório de Informática do Departamento de Pesca e Aquicultura, de mais de 100 pontos de internet banda larga que permitem o acesso direto ao Portal de Periódicos da CAPES.

            Além da biblioteca central, existe uma biblioteca setorial, em cujo espaço físico se dispõe dos mesmos recursos de mídia e de estudo que a central. Esta biblioteca setorial ainda não dispõe de acervo específico relativo ao programa de pós-graduação em Recursos Pesqueiros e Aquicultura, mas já atende alguns outros cursos de pós-graduação da UFRPE. Salienta-se também a existência de outras bibliotecas próximas ao campus da UFRPE, tais como a da ex-SUDENE (ativa) e a da Universidade Federal de Pernambuco, que se localizam a cerca de 5 km do campus e podem também ser usadas pelos nossos discentes. Adicione-se, ainda, que muitas das referências bibliográficas básicas da grade curricular do programa estão disponibilizadas nas bibliotecas particulares do corpo docente do programa.

Desde 06/10/2020 está disponível para a comunidade acadêmica a plataforma de livros eletrônicos nacionais Minha Biblioteca. A base reúne mais de 11.000 títulos dos maiores selos editorais acadêmicos em todas as áreas do conhecimento. A plataforma oferece aos usuários acesso ilimitado a todos os catálogos e dispõe de recursos como: leitura online no computador ou em dispositivos móveis, impressão, ferramentas de acessibilidade.

 

Recursos de Informática

O programa dispõe de rede de internet de banda larga e rede WIFI EDUROAM interligando todas as instalações do prédio do programa com as dependências do DEPAq (laboratórios e áreas para os setores administrativos), uma sala de informática do Departamento de Pesca e Aquicultura, que possui 10 computadores desktops com sistema Windows instalado, com recursos básicos de editor de texto e planilha eletrônica. Há também, a disponibilidade de programas gráficos, assim como de programas estatísticos para a análise e tratamento de dados. Há ainda impressoras e um projetor multimídia para minicursos. Estes recursos de informática têm sido usados pelos alunos do PPG-RPAq para a elaboração de seminários e trabalhos referentes às disciplinas do programa, assim como para acesso ao Portal de Periódicos da CAPES, em busca de referências bibliográficas. Além desta estrutura, os diferentes laboratórios dos docentes vinculados ao programa contam com cerca de 100 computadores que atendem aos estagiários, bolsistas e orientandos engajados nos diferentes projetos de pesquisa desenvolvidos nos mesmos. Todas estas unidades encontram-se conectadas à internet através de rede acima mencionada, permitindo também o acesso ao Portal de Periódicos da CAPES.

 

Veículos para coleta de campo

O Programa Pesquisa em Movimento da Universidade Federal Rural de Pernambuco, disponibiliza cinco veículos para que pesquisadores (as) possam atuar mais intensamente na instalação, acompanhamento e coleta de dados de pesquisas científica, tecnológica e de inovação desenvolvidas no âmbito externo à instituição, de forma a incrementar qualitativa e quantitativamente a publicação científica e técnica dos resultados das pesquisas executadas, transformando o conhecimento em desenvolvimento econômico e social.