1. Laboratório de Oceanografia Pesqueira (Responsável: Dr. Paulo Oliveira)

CONDIÇÕES BÁSICAS: possui três salas para pesquisadores e alunos, uma sala de recepção e tratamento de amostras biológicas e uma sala de histologia/microscopia/estudo de crescimento de peixes. Possui equipamentos de informática (12 computadores, 3 impressoras e internet banda larga), oceanográficos de coleta de dados ambientais (correntógrafo e mini-termo-profundímetro), de telemetria acústica (sistema VEMCO) e marcação por satélite (marcas Pop-up Satellite Archival Tag - PSAT) para estudos de comportamento de animais aquáticos, e equipamentos para estudos de histologia (micrótomo, estufa, lupas, microscópios e vidrarias) e sobre idade e crescimento (serra metalográfica). Possui ainda cinco freezers para estocagem de amostras e uma camionete para apoio aos trabalhos de campo.

CARACTERÍSTICAS: desenvolve atividades de pesquisa sobre distribuição e abundância relativa de grandes peixes pelágicos (atuns, agulhões e tubarões); biologia reprodutiva; movimentos migratórios; oceanografia física; oceanografia pesqueira e tecnologia de captura.  

2. Laboratório Ecologia Marinha (Responsável: Dr. Paulo E. Pires Ferreira Travassos)

CONDIÇÕES BÁSICAS: possui três salas de permanência para pesquisadores e alunos, uma sala de recepção e tratamento de amostras biológicas e para estudos de histologia. Possui ainda equipamentos de informática (12 computadores, 3 impressoras e internet banda larga), oceanográficos de coleta de dados ambientais (correntógrafo, CTD - conductivity, temperature and depth, mini-termo-profundímetros), de telemetria acústica (sistema VEMCO) e marcação por satélite (marcas Pop-up Satellite Archival Tag - PSAT) para estudos de comportamento de animais aquáticos, de estudos de histologia (lupas, microscópios e vidrarias). Possui ainda uma camionete para apoio aos trabalhos de campo.

CARACTERÍSTICAS: são desenvolvidas atividades de pesquisa sobre distribuição e abundância relativa de atuns e afins e de peixes pelágicos costeiros, ocupação do habitat através das relações entre espécies e meio ambiente, efeitos da variabilidade climática e oceanográfica sobre a distribuição, abundância e capturabilidade de grandes peixes pelágicos, e também sobre a caracterização oceanográfica de áreas de estudo, usando ferramentas de sensoriamento remoto aplicado à pesca e à oceanografia.

3. Laboratório de Dinâmica de Populações Marinhas (Responsável: Dra. Rosângela Paula Teixeira Lessa)

CONDIÇÕES BÁSICAS: o laboratório conta com cinco salas, incluindo salas de permanência de pesquisadores e alunos, microscopia, de processamento de dados, de recepção de material biológico e laboratório úmido. Entre os principais equipamentos destacam-se serra metalográfica, politriz, microscópios óticos e lupas, computadores conectados à Internet banda larga, e impressoras.

CARACTERÍSTICAS: desenvolve pesquisas sobre dinâmica de populações de elasmobrânquios; dinâmica de populações de teleósteos marinhos pelágicos; cadeias tróficas marinhas; sinecologia de comunidades marinhas; autoecologia/avaliação de estoques marinhos e ictionêuston marinho.

4. Laboratório de Tecnologia de Pesca (Responsáveis: Dr. Fábio Hazin e Dr. Paulo Travassos)

CONDIÇÕES BÁSICAS: possui 1 sala de pesquisadores/alunos e 1 sala para estocagem de material de pesca, assim como 5 computadores, 2 impressoras e internet banda larga. Possui vários equipamentos e materiais de pesca para estudos de eficiência tecnológica de métodos de captura de peixes pelágicos e dermersais (2 guinchos hidráulicos para pesca de espinhel pelágico, bóias-rádio, rádio goniômetro, Hook Timers (relógios que marcam hora da captura dos peixes), GPS, TDR- temperature and depth recorder (registram profundidade e temperatura da água onde os peixes foram capturados), assim como vários materiais de pesca e de confecção de aparelhos de pesca (linhas de monofilamento, anzóis, bóias, anilhas, chumbadas, destorcedores, snaps, etc.).

5. Laboratório de Produção de Alimento Vivo (Responsável: Dr. Alfredo Olivera Galvez)

CONDIÇÕES BÁSICAS: este laboratório conta com toda a infraestrutura e equipamentos necessários à coleta, manutenção e cultivo em pequena e larga escala de microorganismos de interesse à aquicultura, em especial microalgas, rotíferos, Artemia, copépodos, etc. Além de quatro computadores ligados à Internet banda larga, outros equipamentos disponíveis incluem microscópios óticos, lupas, estufa de esterilização, autoclave, soprador de ar, incubadoras de germinação e vários sistemas de tanques e incubadoras para manutenção e cultivo de microalgas e demais organismos. O laboratório conta com salas de permanência para pesquisadores e alunos, microscopia, manutenção de inóculos e setor de bioensaios.

CARACTERÍSTICAS: desenvolve pesquisas sobre caracterização reprodutiva, manejo e crescimento de microorganismos, produção em pequena e larga escala e utilização como alimento em aquicultura.

6. Laboratório de Sistemas de Produção Aquícola (Responsável: Dr. Eudes de Souza Correia)

CONDIÇÕES BÁSICAS: O Laboratório de Produção Aquícola é composto por sala de professor, sala de aluno e laboratórios interno e externo. O laboratório interno conta com um sistema de parcelas experimentais (< 100 litros), enquanto que no laboratório externos estão disponíveis vários tanques com volumes de 1,0 t a 60 t. Para seu funcionamento, destacam-se vários computadores, aquários, equipamentos científicos, gerador e compressor de ar.

CARACTERÍSTICAS: No referido laboratório tem-se desenvolvido vários trabalhos de manejo, cultivo e, mais especificamente, sobre nutrição de camarões (Litopenaeus vannamei e Macrobrachium rosenbergii) e peixes de água doce.

7. Laboratório de Ictiologia (Responsável: Dr. William Severi)

CONDIÇÕES BÁSICAS: o laboratório possui aproximadamente 100m2 dividido em três ambientes, uma sala para a permanência de pesquisador e duas, para análises de rotina. Entre os equipamentos, constam lupas, microscópios óticos, balanças digitais e analíticas, computadores ligados à Internet banda larga, 9 impressoras e diversos materiais utilizados em campo (redes, etc.).

CARACTERÍSTICAS: desenvolve pesquisas sobre ecologia e taxonomia de peixes, ecologia do ictioplâncton de ambientes estuarinos e de água doce, e ontogenia de peixes marinhos e de água doce. O laboratório conta ainda com uma coleção ictiológica.

8. Laboratório de Genética Aplicada (Responsável: Dra. Maria Raquel Moura Coimbra)

CONDIÇÕES BÁSICAS: A área do laboratório consiste em duas salas, somando cerca de 40 m2 abrigando diversos equipamentos, tais como centrífuga refrigerada, workstation para PCR, cabine de exaustão, destilador, pHmetro, vórtex, três cubas de eletroforese vertical de gel de poliacrilamida, duas cubas de agarose, duas fontes de alta voltagem, um banho-maria, uma estufa bacteriológica, três notebooks e um desktop, um datashow, três impressoras, uma balança analítica, um forno microondas, três freezers, um termociclador, e um fotodocumentador de DNA. O laboratório conta ainda com a infraestrutura do Laboratório de Genética, Bioquímica e Sequenciamento, pertencente ao Departamento de Biologia da UFRPE, que possui um sequenciador automático de DNA de 48 capilares e de um ultrafreezer de -80oC.

CARACTERÍSTICAS: O laboratório trabalha com genética de populações de organismos aquáticos, avaliando diferenças genético-populacionais como ferramenta de manejo, seja na aquicultura ou na conservação de recursos naturais. Além disto, trabalha também com construção de mapas genéticos para identificação de genes de importância econômica, com taxonomia molecular e com diagnóstico viral molecular.

9. Laboratório de Limnologia (Responsável: Dr. William Severi)

CONDIÇÕES BÁSICAS: O laboratório atua prioritariamente na área de monitoramento ambiental, no controle da qualidade de água em reservatórios hidrelétricos da CHESF, além de dar suporte a projetos de pesquisas do corpo docente, graduandos e pós-graduandos da UFRPE. Os principais projetos em execução estão relacionados aos ecossistemas aquáticos de Sobradinho, rio de Contas, baixo São Francisco e reservatório de Boa Esperança. O laboratório possui equipamentos para a realização de análises físico-químicos da água, em mais de 25 parâmetros. Dentre os principais equipamentos podemos citar o sistema de ultrapurificação da água, espectrofotômetro, sonda multiparâmetro, capela, balanças de precisão, estufas, mufla, autoclave, etc.

CARACTERÍSTICAS: desenvolve pesquisas sobre caracterização e manejo de ecossistemas dulciaquícolas e estuarinos, qualidade da água em estuários, açudes e reservatórios. Impacto da aqüicultura sobre ambientes de água doce e costeiros.

10. Laboratório de Planctologia (Responsável: Dr. William Severi)

CONDIÇÕES BÁSICAS: O laboratório conta com dois ambientes equipados com equipamentos de microscopia ótica, lupas, estufa, capela, etc.

CARACTERÍSTICAS: desenvolve pesquisas sobre ecologia de organismos planctônicos em ambientes marinhos e dulciaquícolas e sobre a sua utilização como alimento na aquicultura.

11. Laboratório de Carcinicultura (LACAR) (Responsável: Dr. Luis Otavio Brito da Silva)

CONDIÇÕES BÁSICAS: possui duas salas de permanência para pesquisadores e alunos, com computadores ligados à Internet banda larga. Conta ainda com uma sala de bioensaios, que contém 14 tanques de 1000L e 15 tanques de 70L para a produção de camarões marinhos em água marinha e baixa salinidade. Possui ainda equipamentos para analise química da água, medidores de pH, oxigênio dissolvido, salinidade e temperatura, além de medidor multi-parâmetro.

CARACTERÍSTICAS: o LACAR desenvolve pesquisas sobre cultivo de camarões marinhos em água marinha e de baixa salinidade com ênfase especial a fertilização da água em sistemas de mínima troca de água.

.

CARACTERÍSTICAS: o LACAR desenvolve pesquisas sobre cultivo de camarões marinhos em água marinha e de baixa salinidade com ênfase especial a fertilização da água em sistemas de minima troca de água.

12. Laboratório de Maricultura Sustentável (LAMARSU) (Responsável: Dr. Alfredo Olivera Galvez)

CONDIÇÕES BÁSICAS: possui 250 m² de área construída e conta com equipamentos para monitoramento de qualidade da água com análise de compostos nitrogenados; sala reservada para análises bacteriológicas; setores para manutenção e larvicultura de ostras e camarões; sala de microscopia; sala de cepário e cultivo de microalgas e salas experimentais utilizadas para realização de bioensaios com camarões. O laboratório conta com tanques para armazenamento e sistema de recirculação de água salgada, assim como tanques de diversos tamanhos e formatos para manutenção de organismos e realização de experimentos. Conta ainda com refrigeradores e freezers para manutenção de reagentes e estocagem de amostras, respectivamente.

CARACTERÍSTICAS: desenvolve pesquisas aplicadas ao cultivo e biologia de espécies aquícolas nativas, incluindo espécies de camarão (Farfantepenaeus subtilis) e moluscos (ostra Crassostrea rhizophorae e marisco Anomalocardia brasiliana).

13- Laboratório de Estudos de Impactos Antrópicos na Biodiversidade Marinha e Estuarina (BIOIMPACT)- (Responsáveis: Profa. Flávia L. Frédou e Thierry Frédou)

CONDIÇÕES BÁSICAS: o referido laboratório possui aproximadamente 50m2, subdividido em 5 ambientes. Possui frezeers, lupas, balanças, computadores, impressores, estufa, etc.

CARACTERÍSTICAS: Tem a finalidade de estudar os aspectos ecológicos da ictiofauna tropical, além dos efeitos de poluição e da pesca desordenada, nas comunidades marinhas e estuarinas com destaque aos Recursos Pesqueiros.

14- Laboratório de Modelagem Estatística Aplicada (MOE)- (Responsáveis: Prof. Humber Agrelli Andrade)

CONDIÇÕES BÁSICAS: o referido laboratório possui aproximadamente 40m2, subdividido em 2 ambientes. Possui Computadores, impressores, etc.

CARACTERÍSTICAS: Modelar estatisticamente dados de pesca, ecologia e dinâmica populacional dos recursos aquáticos.

15. Laboratório de Tecnologia em Aquicultura (Responsáveis: Profa. Dra. Roberta Borda Soares e Prof. Dr. Silvio Ricardo Maurano Peixoto)

O laboratório tem cerca de 60 m² de área construída e conta com área para lavagem e desinfecção de vidraria e materiais diversos, microscopia e equipamentos para monitoramento de qualidade da água como a análise de compostos nitrogenados, fósforo e matéria orgânica. O laboratório ainda possui uma área úmida onde está instalado um sistema de recirculação de água marinha que abastece as unidades experimentais onde são realizados os bioensaios. O sistema consta com filtros mecânico, biológico e U.V.. Também apresenta sala reservada para cultivo e identificação bacteriana. O laboratório possui os seguintes equipamentos: analisador de água multiparâmetros; câmara de fluxo laminar; microscópios e lupas; espectrofotômetro; contador de colônias bacterianas; estufas de secagem, esterilização e de crescimento; centrífugas; auto-claves entre outros. Também possui freezer e geladeiras para manutenção de amostras e reagentes.

16. Laboratório de Tecnologia do Pescado - LATPESC (Responsável: Prof. Paulo Roberto C. Oliveira Filho).

CONDIÇÕES BÁSICAS: Possui cerca de 50m2 e diversos equipamentos de informática (computadores e impressoras), mesa específica de limpeza, evisceração e filetagem de peixes com torneiras individuais, bancadas, local climatizado, refrigerador, máquina de embalar a vácuo, multiprocessador de alimentos, máquina de moer carne e 2 mesas de aço inox.

CARACTERÍSTICAS: são realizados experimentos de processamento do pescado e aproveitamento de resíduos.

17. Laboratório de Biologia Pesqueira (Responsável: Profa. Renata Akemi Shinozaki Mendes, Unidade Acadêmica de Serra Talhada da UFRPE)

CONDIÇÕES BÁSICAS: Com cerca de 25 m2, possui barco de alumínio 8 m (01), motor de popa 15hp (02), Processador histotécnico automático (01), Capela (01), banho maria (01), Dispensador de parafinas (01), Estufa (01), Freezer horizontal (01), geladeira (01), Lupa com câmera acoplada ao computador (01), Microscópio com câmera acoplada ao computador (01), Micrótomo rotativo (02), Motor soprador para aeração (01), aquários (16), balança (02), Oxímetro portátil (01), Phâmetro portátil (01), tripé (01) e máquina fotográfica (01).

18. Laboratório de Sanidade de Animais Aquáticos (LASAq) (Responsável: Dra. Suzianny Maria Bezerra Cabral da Silva).

CONDIÇÕES BÁSICAS: Desenvolve pesquisas sobre: profilaxia e diagnóstico de doenças em organismos aquáticos; levantamento epidemiológico de doenças e condições de saúde de peixes, moluscos e camarões cultivados; virologia molecular aplicada à aqüicultura; elaboração de kits de diagnóstico para patógenos de etiologia viral e bacteriana via métodos moleculares; aplicação de sistemas in vitro para estudo de patógenos; desenvolvimento de protocolos de infecção experimental; identificação e análise de expressão de genes relacionados ao sistema imune em peixes e camarões após infecção experimental..

19. Outras instalações de apoio à pesquisa

A - Estação de Aquicultura Prof. Johei Koike

CONDIÇÕES BÁSICAS: situada no campus principal da UFRPE, à cerca de 700m do DEPAq, a estação ocupa uma área de 56.000 m², com doze tanques de alvenaria de 30 m²/cada, doze tanques experimentais (10 m²/cada), quatro viveiros de 250 m²/cada, quinze viveiros de 1.000 m² /cada, um viveiro de 1.200 m², sete viveiros de 1.800 m² e um viveiro de 4.700 m². Conta também com um galpão com tanques de alvenaria para o manejo de reprodutores, larvas e alevinos de peixes de água doce, assim como uma série de estruturas de apoio à pesquisa com camarões marinhos e de água doce.

CARACTERÍSTICAS: sua infraestrutura permite apoiar atividades de pesquisa voltadas para o desenvolvimento da piscicultura, principalmente no que se refere à produção e distribuição de alevinos; controle de maturação gonadal em peixes; biotecnologia aplicada à piscicultura; cultivo de microrganismos aquáticos.

B - Centro de Treinamento e Base de Pesquisa Marinha da Ilha de Itamaracá - Litoral Norte

CONDIÇÕES BÁSICAS: situada na parte norte da Ilha de Itamaracá, na Comunidade de Jaguaribe, este centro possui alojamentos para receber pesquisadores e alunos para realização de aulas teóricas e práticas das disciplinas da graduação e da pós-graduação, assim como para o desenvolvimento de pesquisas em maricultura e pesca. Possui ainda uma sala para aulas e reuniões, uma bateria de tanques para experimentos de cultivo, uma embarcação de pesca (8m) para a região costeira e duas embarcações de pequeno porte (6m) para operações no mar de dentro (zona protegida pela barreira de corais) e zonas estuarinas.

CARACTERÍSTICAS: sua infraestrutura permite apoiar atividades de pesquisa voltadas para o desenvolvimento da pesca e aquicultura, assim como para a realização de aulas práticas das disciplinas da graduação e da pós-graduação.

C - Embarcações de Pesquisa: Sinuelo

CONDIÇÕES BÁSICAS: Serve de apoio às aulas e pesquisas desenvolvidas no âmbito do programa, tendo capacidade para 7 tripulantes, 13m de comprimento e dotada dos seguintes equipamentos: Rádios VHF e HF-SSB; Bússola magnética; SAT-NAV (Transit Satellites); GPS; Ecossonda Fish Finder, com sensor de temperatura de superfície da água; odômetro totalizador de milhas percorridas e velocidade de deslocamento da embarcação; refletor de radar (para ser detectado por navios em trânsito).

CARACTERÍSTICAS: Possui ainda equipamentos para operações de pesca com espinhel pelágico e de fundo, sendo também capaz de operar com outros tipos de pescarias (corrico, linha de mão, covos para peixes e lagosta, etc.), e realizar lançamentos de equipamentos oceanográficos (CTD, correntômetro, redes de plancton, entre outros).

D – Sala de informática

Sala com 20 computadores com acesso à internet , quadro, TV e suporte multimídia

 

  • Portal de periódicos da CAPES

  • COMUT (Biblioteca Central)

Centro de Apoio a Pesquisa (CENAPESQ)

Além da estrutura laboratorial própria, os docentes e discentes do Programa têm acesso ao Centro de Apoio a Pesquisa da UFRPE (CENAPESQ), instalado principalmente com recursos do CT-Infra/Finep e do Pró-equipamentos/Capes, onde estão disponíveis equipamentos como Cromatografia líquida, Espectrômetro de massa Liofilizadores, microscópio eletrônico de varredura com microanálise acoplada, entre outros, que complementam a capacidade analítica para desenvolvimento de nossas dissertaçoes e teses.