No ano de 2020, foi formada oficialmente a comissão de planejamento estratégico do Programa representada pelos docentes Luís Otavio Brito da Silva, William Severi, Thierry Fredou e Rosangela Lessa, conforme Decisão do colegiado do programa (Decisão No 047/2020-PPG-RPAq). Esta comissão desde então vem atuando no Programa com articulações para melhorias na infraestrutura, formação dos alunos e desenvolvimento futuro. Todo esse processo foi de acordo com as metas descritas no Plano de Desenvolvimento Institucional (http://ww2.proplan.ufrpe.br/sites/ww2.proplan.ufrpe.br/files/PDI-UFRPE-2021-2030.pdf). Nesse processo foi trabalhado o desenvolvimento de políticas e ações de planejamento voltadas às perspectivas regionais e nacionais através do fortalecimento de parcerias entre os programas dentro da própria instituição, assim como, programa externos à instituição. Podemos citar como exemplo, a realização de seleções em diferentes estados do país como Pará (UFPA), Maranhão (UEMA), Paraná (UNIOESTE), Rio Grande do Sul (FURG) e Alagoas (UFAL) e no interior de PE na cidade de Serra Talhada, onde temos uma unidade acadêmica da UFRPE.
É importante também destacarmos as cooperações internacionais com instituições de renome na pesca e na aquicultura como por exemplo: Universidade de Almeria – Espanha; Universita Florence – Itália; Universita Udine – Itália; Centro de Investigações Biológicas del Nor oeste – México; Universita Malasya Sabah – Malasya; Universidad Agrária La Molina – Peru; Universidade Técnica de Agricultura - Cabo Verde; Universidade Bologna - Itália.
Ainda com relação ao desenvolvimento de políticas e ações de planejamento voltadas às relações internacionais, determinou-se o fortalecimento de novas parcerias com as instituições através da participação dos docentes e discente no programa CAPES PRINT através do PVE (Professor visitante do exterior), do programa MTE (Missões de trabalho no exterior) e do PDSE (Programa doutorado sanduiche no exterior).
Através do programa PVE tivemos a oportunidade de receber os professores (as) Dra. Giuliana Parisi da Università degli Studi di Firenze – Italy, Dr. Jason Cope do NOAA Fisheries – USA, Dra. Francesca Tulli da Università Degli Studi Di Udine – Italy, Dr Bastien Mérigot da Université de Montpellier – France; Dr. Lorenzo Lopez Rosales - Universidade de Almeria - Espanha e Dr. Vincent Vantrepotte - Université Lille Nord De France.
Estas interações proporcionaram um avanço importante no desenvolvimento de pesquisas e inovações no PPGRPAq. Destaca-se por exemplo atividades como o evento Brasil – Itália que proporcionou encontro com estudantes e pesquisadores, reuniões com representantes de outras universidades e da Associação Brasileira de Carcinicultura Marinha, palestra sobre a cooperação Brasil – Itália na UFRPE e sobre “Aquicultura e pesca na UE e na Itália: situação, problemas e perspectivas” no Simpósio de Tecnologia de Pescados, Natal/RN e Curso sobre “Técnicas tradicionais e inovadoras de processamento de alimentos de pescado”
O programa PVE realizado com os professores de todas estas instituições proporcionaram um contato direto com os alunos de mestrado e doutorado do programa, reuniões com os pesquisadores da UFRPE e de outras instituições do Nordeste para projetos em colaboração.
Estas ações também fortaeceram o ensino na nossa pós-graduação, com a participação destes pesquisadores estrangeiros ministrando aulas em outros idiomas no programa. Essas disciplinas ministradas pelos professores através do PVE pelo componente curricular “Tópicos Especiais”, muito contribuíram para formação e ampliação dos conhecimentos dos nossos discentes.
O programa MTE (Missões de trabalho no exterior) proporcionou que os professores (as) Alfredo Olivera Galvez, Maria Raquel Moura Coimbra e Suzianny Maria Bezerra Cabral da Silva realizassem visitas para colaboração no Centro de Investigaciones Biológicas Del Noroeste, em Auburn University e na Università di Bologna, respectivamente. Através do MTE, foram realizadas palestras sobre o Programa de Pós-Graduação em Recursos Pesqueiros e Aquicultura e as linhas de pesquisa desenvolvidas, visitas aos laboratórios, instalações de pesquisa e ensino, reuniões com os pesquisadores-chefes e membros de suas equipes em cada departamento com contato de professores inclusive de outras instituições.
O PDSE (Programa doutorado sanduiche no exterior) foi realizados pelos seguintes estudantes nas respectivas instituições: Laenne Barbara Silva de Moraes - Universidade de Almería-Espanha; Andrey Paulo Cavalcanti Soares - University of Victoria - Canadá; Elizabeth Pereira dos Santos - Università degli Studi di Firenze – Italy; Kátia Cristina Aparecido - Université de Montpellier – França; Renata da Silva Farias - Auburn University – USA; Vívian Graziela Oliveira Carneiro - University of Washington – USA; Julio Guazzelli Gonzalez - University of Montpellier -França; Alex Souza Lira - Université de Bretagne Occidentale – França; Leandro Nole Eduardo - University of Montpellier -França, Julie Salvetat - Université de Toulon - França e Anne Justino University of Montpellier -França. Os PDSE(s) realizados com as instituições elencadas acima foram primordiais para uma formação mais consolidada e ampliada dos estudantes de pós-graduação, uma vez que estas instituições apresentam estruturas de excelência para realização das diversas teses nas distintas áreas.
O PVE, MTE e o PDSE ampliaram ainda mais as ações de cooperação entre as instituições internacionais, onde os profesores e estudantes do nosso programa puderam realizar ações para fortalecimento do curso, possibilidades de novas interações institucionais e acima de tudo proporcionar uma maior bagagem científica principalmente para os discentes envolvidos.
Com intuito de aprimorar e desenvolver novos estudos e tecnologias, nossos professores também puderam realizar seus estágios pós-doutoral em instituições de renome internacionais. A professora Maria Raquel Moura Coimbra, durante o período de 01/01/2022 a 01/01/2023 atuou na Universidad de Santiago de Compostela - Campus de Lugo - Espanha; Paulo Eurico Pires Ferreira Travassos entre os dias 01/11/2021 a 31/01/2022 na Université de Montpellier- França; Roberta Borda Soares no período de 01/09/2018 a 17/03/2021 e Silvio Ricardo Maurano Peixoto entre os dias 01/09/2019 a 17/03/2021, realizaram seus estágios de pós doutoramento ambos na Auburn University -Estados Unidos.
Estas interações proporcionaram o aumento de publicações em parceria com pesquisadores estrangeiros, aumento de discente em co-tutela, ampliação do número de professores com pós-doutorado e discentes com doutorando sanduiche.
No que se refere a internacionalização com parcerias já fundamentadas, destacamos a manutenção e ampliação do convênio internacional de cooperação para formação de doutores com a Universidad Nacional Agraria La Molina a colaboração entre equipes de pesquisa francesa e brasileira IRD – UFRPE – UFPE através do LMI Tapioca - Tropical Atlantic Interdisciplinary laboratory on physical, biogeochemical, ecological and human dynamics (https://tapioca.ird.fr/o-projeto/) e o CAPES-COFECUB 2019 – 2022, através do Intercâmbio de estudantes e pesquisadores entre Brasil (UFRPE/UFPE) e França (univ. Montpellier/Brest/Marselha).
Destacamos também, como um ponto importante de internacionalização, a participação dos nossos docentes em Comitês científicos internacionais como o ICCAT - International commission for the conservation of Atlantic tunas e WECAFC - Western Central Atlantic Fishery Commission.
Vale salientar que o plano Estratégico de Desenvolvimento deve ser ajustado anualmente com o objetivo de melhorar a formação de docentes e discentes, contemplando os desafios nacionais e internacionais da área na produção do conhecimento, com o objetivo de elevar a nota do programa. As principais metas que já estão sendo adotadas para este quadriênio são: (i) avaliar anualmente o desempenho do corpo docente, promovendo as alterações necessárias para o fortalecimento programa; (ii) incentivar o aumento do índice de produtividade dos docentes com a publicação de artigos Qualis no estrato A, priorizando a participação dos discentes; (iii) incentivar a publicação rápida dos trabalhos oriundos das teses e dissertação do programa; (iv) incentivar a realização de pós-doutoramento para membros do corpo docente; (v) incentivar a participação dos docentes em intercâmbios com programas de pós-graduação já consolidados no Brasil e com instituições de pesquisa no exterior; (vi) promover a vinda de pesquisadores estrangeiros para estadias de curta e longa duração; (vii) incentivar os discentes a desenvolver parte de seus trabalhos no exterior através de projetos de colaboração, programas como CAPES-PRINT; e (viii) incentivar a participação de alunos estrangeiros no programa, principalmente oriundos de países da América Latina e Europa facilitando o acesso à locais de seleção.
Todas estas medidas têm contribuído para a melhoria e o fortalecimento do programa, para que o mesmo continue oferecendo formação de elevada qualidade e possa subir de nível no âmbito dos programas de pós-graduação na área de Zootecnia e Recursos Pesqueiros no País.
Os resultados da implementação destas metas já podem ser percebidos com o aumento do número de publicações/docente a cada ano e pelo interesse crescente dos discentes em realizar doutorado sanduiche no exterior.
Todo o processo de planejamento estratégico do programa foi baseado no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), com foco nas ações e procedimentos da gestão atual e de futuro da instituição. O planejamento foi desenvolvido em parceria com a Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UFRPE, a qual vem realizando reuniões de orientações para a elaboração do planejamento estratégico do programa. Além disso, foi publicado o Guia prático do planejamento estratégico na UFRPE (https://www.ufrpe.br/sites/www.ufrpe.br/files/GUIA_PR%C3%81TICO_DE_PLANEJAMENTO_ESTRAT%C3%89GICO_NA_UFRPE_VERSAO3_2022.pdf), para colaborar no desenvolvimento do planejamento estratégico.
Com relação as suas normativas, o programa possui política de credenciamento, descredenciamento e recredenciamento, incluindo o estímulo à renovação dos quadros, por meio da entrada de novos docentes. O programa não possui uma norma interna para Jovens Docentes Permanentes (JDP), no entanto jovens pesquisadores tem se consolidado no programa inclusive já como bolsista de produtividade em pesquisa.
E para fortalecer ainda mais as ações e consolidar o programa, muitos de nossos egressos mantém o interesse em seguir carreira no âmbito de pesquisa. Isto é perceptível ao observamos que o programa conta/contou com 11 pós doutorandos (as) neste quadriênio atuando em diversas linhas de pesquisa: